Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista. Caso contrário, deve justificar-se em "Comentários ao Editor".
  • Línguas de trabalho: aceitam-se textos propostos para publicação redigidos, alternativamente, em português, inglês, francês ou espanhol.
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word ou OpenOffice (desde que não ultrapassem 10MB)
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.
  • Os artigos enviados para seção temática da Revista devem estar de acordo com o tema proposto na Chamada para Publicação, disponibilizada na página da Revista. Para a Seção Vária, os temas dos artigos são livres, desde que correlacionados com o âmbito geral da publicação.
  • As recensões devem reportar-se a obras literárias, artísticas ou teórico-críticas dentro do âmbito temático da publicação, publicadas, no máximo, nos últimos doze meses, contados com base na edição da Revista para a qual se submete o texto.
  • As entrevistas submetidas à Revista devem dirigir-se a escritores, artistas, críticos, investigadores ou outras personalidades cuja esfera de intervenção profissional se relacione com o âmbito temático da publicação.
  • Todos os autores indicados nos textos propostos para publicação preenchem os critérios de autoria, leram e aprovaram a versão submetida. Os textos publicados são da responsabilidade dos respetivos autores.
  • Devem ser assegurados, pelos respetivos autores, todos os direitos de 'copyright' das reproduções utilizadas; devem também ser apresentadas as autorizações necessárias para a publicação de dados sobre pessoas que possam ser identificadas.
  • Os autores garantem prestar plena colaboração no processo de revisão posterior à aceitação do seu artigo para publicação. No caso do incumprimento desta colaboração, o artigo não será publicado, mesmo tendo a declaração de aceitação.

Instruções para Autores

Normas para formatação de textos 

  • Os artigos e entrevistas não devem ultrapassar 7 000 palavras (incluindo notas e referências bibliográficas). 
  • As recensões críticas não devem ir além das 2000 palavras. 
  • Todos os originais serão apresentados na sua versão definitiva, em páginas A4 numeradas, e de acordo com as instruções de formatação descritas abaixo.
  • Para os textos submetidos em português, a Revista segue o Acordo Ortográfico de 1990; outras opções ortográficas serão da responsabilidade dos respetivos autores.
  • A Revista disponibiliza templates a utilizar pelos autores para a formatação de artigos, entrevistas e recensões, em conformidade com as instruções listadas abaixo. Para descarregar os templates, utilize os seguintes links:

 

I) ARTIGOS

Título do artigo

O título do artigo deverá estar alinhado à esquerda, em maiúsculas e Negrito, 14 Arial; na linha imediata, e na mesma formatação mas sem Negrito, constará o subtítulo, caso exista. Com uma linha de intervalo seguir-se-á o título (e subtítulo) na língua estrangeira, na mesma formatação.

Os subtítulos das secções deverão estar em Negrito; entre o subtítulo de secção e o respetivo texto deve constar uma linha de intervalo.

Sugere-se a utilização de, no máximo, três níveis de titulação, com numeração árabe, conforme o seguinte exemplo:

          1. Subtítulo de secção (Negrito, Arial 12)

          1.1. Subtítulo de secção (Negrito, Arial 11)

          1.1.1. Subtítulo de secção (Negrito, Arial 10,5)

 

Afiliação do Autor

O nome do autor (em maiúsculas e Negrito) e o email são alinhados à direita em Arial 11, em linhas sucessivas.

O nome do autor deve ser acompanhado de chamada para nota de rodapé contendo a sua afiliação completa: Categoria profissional, Universidade, Escola, Departamento ou Centro, cidade e país,  ORCID.

 

Resumo e palavras-chave

Todos os textos deverão ser acompanhados de resumo e de palavras-chave em duas línguas (na língua do artigo e inglês); se o artigo for redigido em inglês, o resumo deverá ser também apresentado numa das restantes línguas de trabalho da revista.

Os resumos deverão constar depois do nome do autor e afiliação, omitindo a designação resumo, abstract…. (Times New Roman, 11).

O texto do resumo não deverá exceder 200 palavras.

O número mínimo de palavras-chave é três e o máximo seis.

 

Corpo do texto

As páginas do texto deverão ser numeradas e justificadas.

Fonte utilizada:Times New Roman, 12, com espaçamento entrelinhas simples.

Espaçamento entre parágrafos: 0 pt

Indentação de parágrafos: 1 cm

 

Epígrafes

As epígrafes, em itálico (sem aspas) e em 10 Times New Roman, são alinhadas à direita e devem incluir o nome do autor, sendo opcional a indicação do título da obra. Não devem ser usados parênteses para a indicação do nome do autor da epígrafe.

 

Figuras

Todas as figuras, incluindo tabelas e equações que sejam imagens, devem ser incluídas no corpo do texto com referência. As figuras devem ser identificadas com numeração consecutiva e tituladas (incluindo, se for o caso, autor, título e ano), aparecendo estas indicações abaixo da figura (Arial 8).

 Exemplo: Figura 1. Autor, Título (ano)

 

Destaques (itálicos, aspas, maiúsculas)

No corpo do texto, o título das publicações será grafado em itálico, e o dos artigos, colocado entre aspas, não se utilizando sublinhados.

Nos títulos de livros, publicações periódicas e produções artísticas de qualquer género utilizam-se iniciais maiúsculas (ex. Até que as Pedras se Tornem mais Leves que a Água). De notar que, nestes casos, os artigos definidos e as palavras invariáveis se grafam com inicial minúscula. O subtítulo deve ser separado do título por um ponto final e neste somente a primeira letra é grafada em maiúscula (ex: Memórias de Cego. O auto-retrato e outras ruínas).

Os títulos de artigos, capítulos, poemas, etc., devem ser grafados apenas com a primeira letra maiúscula (ex. “Quando a poesia vai ao cinema”).

De notar que se um título de uma publicação ou de um artigo for citado no original, este deve seguir a regra da língua em que é escrito (ex. As You Like ItLe Jeu de l’amour et du hasard).

 

Citações

As citações em língua estrangeira diferente das línguas aceites pela Revista serão seguidas da respetiva tradução, entre parênteses retos.

As citações até 3 linhas devem ser incorporadas no texto, entre aspas. Utilizar a seguinte sinalização: “...”; e no caso de aspas dentro de aspas: “... ‘...’ ...”.

As citações mais longas serão recolhidas, em 10 Times New Roman, sem aspas, alinhadas à esquerda pela indentação de parágrafo do texto.

As referências dentro do texto (in-text citations) serão sempre feitas entre parênteses curvos, seguindo o estilo APA (cf. Publication Manual of the American Psychological Association). Pode consultar um guia rápido do estilo APA para referências dentro do texto no seguinte endereço:

https://guides.lib.monash.edu/citing-referencing/APA-In-text

Todos os autores mencionados no corpo do texto têm de constar da lista bibliográfica e todas as referências incluídas na lista têm de ser mencionadas no corpo do texto.

As interpolações serão identificadas por meio de parênteses rectos [ ] e as omissões assinaladas por reticências dentro dos parênteses curvos (...).

 

Notas

As notas deverão ser em Times New Roman 10, com espaçamento simples entre linhas e espaçamento de 0 pt entre notas e entre parágrafos de uma mesma nota, e surgirão em pé de página, com a numeração seguida. Caso excedam 3 linhas, as citações dentro das notas deverão ser destacadas.

O algarismo que remete para a nota deverá ser colocado depois do sinal de pontuação.

Exemplo: “...como frequentemente pode ser demonstrado.5

Nas remissões de umas para outras páginas do artigo, usar-se-ão as expressões latinas consagradas (cf. supra, cf. infra), que virão sempre em itálico e por extenso.

 

Referências bibliográficas

Será incluída no final, em Times New Roman 11, com o título REFERÊNCIAS (em Arial 10, Maiúsculas e Negrito), a lista completa, por ordem alfabética de apelidos de autores, das obras que tenham sido referidas ao longo do texto.

Para cada entrada bibliográfica, deverá ser utilizada indentação francesa; entre as várias entradas, insira um espaçamentos de 6 pt entre parágrafos.

As referências seguem, obrigatoriamente, o estilo APA (cf. Publication Manual of the American Psychological Association). Pode consultar um guia rápido do estilo APA no seguinte endereço: https://guias.sdum.uminho.pt/c.php?g=664313&p=4701337

Para informação mais detalhada sobre referências a material audiovisual (filmes, vídeos, programas televisivos, pinturas, músicas, etc.) no estilo APA, veja: https://guides.lib.monash.edu/citing-referencing/apa-audio-visual

 

II) RECENSÕES

 A recensão não deverá apresentar título próprio, sendo identificada pelo nome do autor e título da obra recenseada (Negrito, Arial 12), seguidos das indicações de edição e, por fim, do número de páginas do volume.

 Exemplo:

 MARKOS ZAFIROPOULOS. L’Oeil désespéré par le regard. Sur le fantasme. Paris: Les Éditions Arkhê, 2009, 124 pp.

A afiliação de Autor deverá seguir as mesmas normas já referidas para os artigos.

O corpo do texto deverá ser apresentado a 2 colunas, em Times New Roman 12, com espaçamento entrelinhas simples, sem espaçamentos entre parágrafos e com indentação de 1 cm em todos os parágrafos.

 

III) ENTREVISTAS

Os textos das entrevistas submetidas à Revista devem apresentar título e afiliação de autor, seguindo as mesmas normas de formatação já referidas para os artigos.

No corpo da entrevista, os nomes do entrevistador e do entrevistado devem preceder os respetivos parágrafos de texto e estar grafados a Negrito, Times New Roman 12; após a primeira ocorrência, podem ser abreviados pelas iniciais do respetivo nome e apelido.

No final da entrevista, com duas linhas de espaço do corpo do texto, deve constar o lugar e a data da sua realização, em itálico, alinhados à direita.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.