Notícias

Todas as notícias disponibilizadas nesta página referem-se a atividades promovidas pelo Grupo2i ou organizadas com a colaboração deste grupo de investigação.

  • Saraus SINESTÉTICAS

    2020-05-10

    SINESTÉTICAS é um coletivo de artistas criado em 2019 por estudantes portugueses e brasileiros do Mestrado em Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade do Minho,  que tem como principal objetivo estimular a produção e divulgação da literatura. Desde maio de 2020, o coletivo colabora no Grupo2i do Centro de Estudos Humanísticos daquela Universidade.

    Ao longo do seu primeiro ano de existência, foram produzidos mais de 400 textos originais em parceria com escritores representantes de diversas faces da lusofonia e realizadas várias oficinas e saraus na cidade de Braga.

    Facebook: https://www.facebook.com/sinesteticas/  

    Ler mais sobre Saraus SINESTÉTICAS
  • Colóquio Internacional Literatura, Cinema, Banda desenhada

    2019-06-10

    FIGURAS DO PÓS-HUMANO
    13-14 junho 2019 | Auditório do ILCH

    In memoriam Luís Mourão

    Se algumas implicações da redefinição profunda a que hoje assistimos do limiar humano se afiguram nitidamente positivas e exaltantes (pense-se do emprego da IA ao serviço da saúde), outras não são sem suscitar ceticismo e reservas: poderá a pós-humanidade significar, em boa verdade, o fim daquilo que até aos nossos dias se considerou humano? Ou, então, como equacionar a convivência da humanidade com formas superiores de hegemonia tecnológica? Ou, ainda, como pensar a humanização animal, levada a efeito pelos defensores da causa animal, tendo presente as manifestações crescentes de pós-humanidade?

    Estas são, entre diversas outras, algumas das questões a que este Colóquio Internacional pretende dar voz. E isso de um modo assumidamente intermedial e interdisciplinar. Razão pela qual serão consideradas como prioritárias as comunicações capazes de focarem as figuras do pós-humano em duas ou mais modalidades discursivas, privilegiando as conexões entre elas.

    Ler mais sobre Colóquio Internacional Literatura, Cinema, Banda desenhada
  • Denis de Rougemont, René Girard, Ernst Lubitsch e o «mito» literário do amor

    2019-04-04

    SEMINÁRIO

    Toufic El-Koury, Université Saint-Joseph, Beirute, Líbano
    9 maio 2019 -14:30 | Auditório do ILCH

    Com base na teoria de Denis de Rougemont sobre o nascimento do amor cortês ou amor-paixão (uma noção fundada mais na criação literária do que numa verdade antropológica) e na teoria de René Girard sobre a mediação externa do desejo (o modo como as nossas conceções de amor e de desejo são condicionadas e determinadas pelas obras literárias – romances, teatro, filmes), desenvolver-se-á neste seminário a ideia de que os romances e a moderna ficção romântica também tentam, a vários níveis, apreender a verdadeira natureza do desejo e das relações amorosas.

    Ler mais sobre Denis de Rougemont, René Girard, Ernst Lubitsch e o «mito» literário do amor
  • XIII Colóquio da Secção Portuguesa da Associação Hispânica de Literatura Medieval

    2019-04-01

    LIMIARES HOMEM/ANIMAL NA LITERATURA E NA CULTURA DA IDADE MÉDIA
    4-5 junho 2020 | Mosteiro de Tibães - Braga

    Na nossa contemporaneidade, pautada pela expansão radical da Razão tecnológica, por migrações, pela globalização, para não falar na quebra de consensos ético-morais, a crise ecológica, sem precedentes, agudizou, seguramente, a tomada de consciência da fragilidade do vivente e, por extensão, a nítida perceção da interdependência de todos os habitantes da Terra-Archè. Razão pela qual nas últimas décadas se tem assistido a uma notória ênfase dos estudos sobre animais e animalidade em diversas áreas. Nomeadamente no domínio dos estudos literários, particularmente abertos a conceitos e propostas de leituras provenientes dos animal studies e da zoopoética. O propósito do presente Colóquio consiste em convidar os investigadores em literatura medieval a revisitarem o seu objeto de estudo à luz da relação humano-animal, encarada menos como fronteira e descontinuidade do que como limiar e continuidade.

    Ler mais sobre XIII Colóquio da Secção Portuguesa da Associação Hispânica de Literatura Medieval
  • Retrato&Representação

    2019-03-30

    O projeto Retrato & Representação (R&R), desenvolvido pelo Grupo de Investigação em Identidade(s) e Intermedialidade(s) do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (Portugal) tem por propósito desenvolver a reflexão teórica e crítica sobre os conceitos e as práticas retratísticas no espaço ocidental, confrontando-a com os pressupostos da atitude representativa e dando atenção à produção de retratos oriunda quer da chamada cultura erudita quer da chamada cultura popular e expressa em diferentes media, materiais e linguagens — sem aqui esquecermos a literatura e a longa tradição do retrato poético —, com ênfase especial nas soluções continuamente inovadoras oferecidas pela contemporaneidade.

    Ler mais sobre Retrato&Representação