O humor, o fantástico, a queda das máscaras e a crítica social em "Incidente em Antares", de Erico Verissimo
DOI:
https://doi.org/10.21814/2i.6148Palavras-chave:
humor, fantástico, crítica social, Incidente em AntaresResumo
O objetivo desta investigação foi discutir como em Incidente em Antares (2013), de Erico Verissimo, o humor transita em uma atmosfera fantástica, ambivalente, apocalíptica, para transgredir os limites do possível e do impossível, levando-nos à reflexão e à crítica das convulsões políticas e sociais, em um país às vésperas de uma ditadura. Analisamos como os mistérios do fantástico irrompem não apenas o cotidiano dos vivos, mas também dos mortos, que não se conformam com a laceração do curso normal do processo post mortem e querem a reinstauração da normalidade. Para a construção das análises, este trabalho se ancora no corpus teórico pautado em Furtado (1980), Reisz (2001), Propp (1992), Bergson (1983), Campra (2008), Eagleton (2020), Roas (2022) e Boccuti (2018). Observamos que, à medida que os corpos apodrecem, a hipocrisia e os crimes de algumas autoridades são expostos.
Downloads
Referências
Bakhtin, M. (2010). Questões de literatura e estética: A teoria do romance (A. Bernadini et al., Trans.). HUCITEC.
Ben Slama, M. (2017). Del texto literario a la imagen cinematográfica: Humor y terror en La torre de los siete jorobados. Dirāsāt Hispánicas, 4, 245–267. https://doi.org/10.71564/dh.vi4.51
dirasathispanicas.org
Bergson, H. (1983). O riso: Ensaio sobre a significação do cômico (N. C. Caixeiro, Trans.). Zahar.
Boccuti, A. (2018). Introducción. Brumal: Revista de Investigación sobre lo Fantástico, 6(1), 9–18.
Brondani, J. A. (2017). Bufão: máscara e conexões rituais. Conceição/Conception, 6(1), 15–34. https://doi.org/10.20396/conce.v6i1.8648652.
Campra, R. (2008). Territorios de la ficción: Lo fantástico. Editorial Renacimiento.
Eagleton, T. (2020). Humor: O papel fundamental do riso na cultura (A. Bonrruquer, Trans.). Record.
Furtado, F. (1980). A construção do fantástico na narrativa. Livros Horizonte.
Hutcheon, L. (1981). Ironía, sátira, parodia: Una aproximación pragmática a la ironía (P. Hernández Cobos, Trans.). Poétique, 45, 173–193. [Consultado em teoriayanalisisliterariounounlpam.blogspot.com]
Propp, V. (1992). Comicidade e riso. Ática.
Reisz, S. (2001). Las ficciones fantásticas y sus relaciones con otros tipos ficcionales. In J. Alazraki et al. (Eds.), Teorías de lo fantástico (pp. 193–221). Arco Libros.
Roas, D. (2022). “Entre la risa y la inquietud: La combinación de lo fantástico y el humor como vía de subversión de lo real”. En D. Roas (Ed.), Fantástico y humor en la ficción fantástica contemporánea (pp. 13–39). Visor Libros.
Verissimo, E. (2013). Incidente em Antares (15.ª ed.). Companhia das Letras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Iaranda Jurema Ferreira Barbosa

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.