O humor, o fantástico, a queda das máscaras e a crítica social em "Incidente em Antares", de Erico Verissimo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/2i.6148

Palavras-chave:

humor, fantástico, crítica social, Incidente em Antares

Resumo

O objetivo desta investigação foi discutir como em Incidente em Antares (2013), de Erico Verissimo, o humor transita em uma atmosfera fantástica, ambivalente, apocalíptica, para transgredir os limites do possível e do impossível, levando-nos à reflexão e à crítica das convulsões políticas e sociais, em um país às vésperas de uma ditadura. Analisamos como os mistérios do fantástico irrompem não apenas o cotidiano dos vivos, mas também dos mortos, que não se conformam com a laceração do curso normal do processo post mortem e querem a reinstauração da normalidade. Para a construção das análises, este trabalho se ancora no corpus teórico pautado em Furtado (1980), Reisz (2001), Propp (1992), Bergson (1983), Campra (2008), Eagleton (2020), Roas (2022) e Boccuti (2018). Observamos que, à medida que os corpos apodrecem, a hipocrisia e os crimes de algumas autoridades são expostos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bakhtin, M. (2010). Questões de literatura e estética: A teoria do romance (A. Bernadini et al., Trans.). HUCITEC.

Ben Slama, M. (2017). Del texto literario a la imagen cinematográfica: Humor y terror en La torre de los siete jorobados. Dirāsāt Hispánicas, 4, 245–267. https://doi.org/10.71564/dh.vi4.51

dirasathispanicas.org

Bergson, H. (1983). O riso: Ensaio sobre a significação do cômico (N. C. Caixeiro, Trans.). Zahar.

Boccuti, A. (2018). Introducción. Brumal: Revista de Investigación sobre lo Fantástico, 6(1), 9–18.

Brondani, J. A. (2017). Bufão: máscara e conexões rituais. Conceição/Conception, 6(1), 15–34. https://doi.org/10.20396/conce.v6i1.8648652.

Campra, R. (2008). Territorios de la ficción: Lo fantástico. Editorial Renacimiento.

Eagleton, T. (2020). Humor: O papel fundamental do riso na cultura (A. Bonrruquer, Trans.). Record.

Furtado, F. (1980). A construção do fantástico na narrativa. Livros Horizonte.

Hutcheon, L. (1981). Ironía, sátira, parodia: Una aproximación pragmática a la ironía (P. Hernández Cobos, Trans.). Poétique, 45, 173–193. [Consultado em teoriayanalisisliterariounounlpam.blogspot.com]

Propp, V. (1992). Comicidade e riso. Ática.

Reisz, S. (2001). Las ficciones fantásticas y sus relaciones con otros tipos ficcionales. In J. Alazraki et al. (Eds.), Teorías de lo fantástico (pp. 193–221). Arco Libros.

Roas, D. (2022). “Entre la risa y la inquietud: La combinación de lo fantástico y el humor como vía de subversión de lo real”. En D. Roas (Ed.), Fantástico y humor en la ficción fantástica contemporánea (pp. 13–39). Visor Libros.

Verissimo, E. (2013). Incidente em Antares (15.ª ed.). Companhia das Letras.

Downloads

Publicado

2025-06-25

Como Citar

Ferreira Barbosa, I. J. (2025). O humor, o fantástico, a queda das máscaras e a crítica social em "Incidente em Antares", de Erico Verissimo. Revista 2i: Estudos De Identidade E Intermedialidade, 7(11), 79–91. https://doi.org/10.21814/2i.6148