Dos géneros sexuais para os géneros artísticos em Almada Negreiros

Autores

  • João Pedro Carvalho IELT – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0001-5032-3551

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.5676

Palavras-chave:

Almada Negreiros, Géneros sexuais, Géneros artísticos, Jacques Derrida, Hélène Cixous

Resumo

Este ensaio analisa algumas teorizações de Almada Negreiros sobre géneros sexuais, focando-se no diálogo interartístico entre a conferência “Direcção Única” e a peça de teatro “Deseja-se Mulher”, contextualizando o pensamento almadiano dentro das suas teorias estéticas sobre a relação entre géneros artísticos, e pela sua tentativa geral de harmonizar a tensão entre diversos géneros e um Todo. A análise toma como exemplo estruturante os pensamentos intergénero de Jacques Derrida e Hélène Cixous.

 

Referências

Bernardo, F. (2018). Idiomas da diferença sexual (In H. Cixous & J. Derrida, Posfácio; F. Bernardo, Trad.). Palimage.

Bispo, R. (2014). O lado sublimado do mundo: o feminino almadiano. Revista de História da Arte — série W, 2, 420–425.

Carvalho, S. (2007). O crepúsculo e o desabitado na poesia de Teixeira de Pascoaes e Almada Negreiros [Dissertação de mestrado, Universidade de Lisboa, Lisboa].

Casara, G. (2022). Uma biblioteca (para)filosófica: estudo sobre a biblioteca particular de 53 Almada Negreiros e pré-inventário dos livros de interesse filosófico. In P. Borges, F. Boscaglia & P. Vistas (Coords.), Orpheu filosófico — A Geração de Orpheu entre artes e filosofia (pp. 53–93). Edições Universitárias Lusófonas.

Cixous, H., & Derrida, J. (2018). Idiomas da diferença sexual (F. Bernardo, Trad.). Palimage.

Coelho, N. (1998). A imagem degradada da mulher em Almada Negreiros — Entre a ótica modernista e a tradição herdada. In C. Silva (Org.), Almada Negreiros. A descoberta como necessidade (pp. 46–67). Fundação Engenheiro António de Almeida.

Costa, S. (2013). Deseja-se mulher. Do texto ao palco. In Sinais de cena, 19, 1-6.

Felski, R. (1995). The gender of modernity. Harvard University Press.

Gaspar, L., & Martins, F. (2017). Notas. In A. Negreiros, Teatro escolhido (pp. 7–12). Assírio & Alvim.

Griffin, R. (2007). Modernism and fascism. Palgrave Macmillan.

Harris, V. (2017). Insistering Derrida: Cixous, deconstruction, and the work of archive. Journal of Critical Library and Information Studies, 1(2). https://doi.org/10.24242/jclis.v1i2.28

Martins, F. (2018). Notas sobre a poesia-pintura de Almada Negreiros. In M. Tortora & A. Volpone (Coords.), Almada Negreiros, un trait d’union tra arti e culture (pp. 27–36). Morlacchi Editore.

Martins, F. (2021). Almada Negreiros, In A. M. Feijó, J. R. Figueiredo & M. Tamen (Eds.), O cânone (pp. 67–72). Fundação Cupertino de Miranda e Edições Tinta-da-china.

Negreiros, A. (1993). Obras completas V — ensaios. Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

Negreiros, A. (2006). Manifestos e conferências. Assírio & Alvim.

Negreiros, A. (2015). Almada. Os painéis, a geometria e tudo. Assírio & Alvim.

Negreiros, A. (2017). Teatro escolhido. Assírio & Alvim.

Rubim, G. (2003). Arte de sublinhar. Angelus Novus.

Santos, M. (2018). O modernismo de Almada – o lugar da narrativa gráfica. In M. Tortora & A. Volpone (Coords.), Almada Negreiros, un trait d’union tra arti e culture (pp. 131–144). Morlacchi Editore.

Santos, M. (2024, 13 dezembro). Modern women, male gazes [catálogo de exposição]. Exposição "Mulheres modernas na obra de Almada Negreiros", Museu Municipal de Tavira — Palácio da Galeria, Tavira, 7 julho–14 outubro 2018. https://www.academia.edu/37087359/_Modern_women_male_gazes_

Segarra, M. (2019). Derrida, Cixous, and feminine writing. In J.-M. Rabaté (Ed.), Understanding Derrida, understanding modernism (pp. 226–239). Bloomsbury.

Silva, C. (1994). Almada Negreiros. A busca de uma poética da ingenuidade. Fundação Engenheiro António de Almeida.

Downloads

Publicado

28-12-2024

Como Citar

Carvalho, J. P. (2024). Dos géneros sexuais para os géneros artísticos em Almada Negreiros. Diacrítica, 38(3), 175–188. https://doi.org/10.21814/diacritica.5676

Edição

Secção

Varia