Sobre derivas e travessias: restos de um sertão feito de letras em Deus e o diabo na terra do sol, de Glauber Rocha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.5783

Palavras-chave:

Sertão, Alegoria, Glauber Rocha, Guimarães Rosa, Euclides da Cunha

Resumo

Leitor de Guimarães Rosa e de Euclides da Cunha, o cineasta Glauber Rocha retorna à região do sertão para explorar seus escombros e escutar o silêncio das palavras mudas na longa-metragem Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964). Atravessando páginas e paisagens, o cineasta decanta referências teóricas, restos de leituras, anotações esparsas e depoimentos de moradores para produzir a alegoria de um sertão em transformação em um país à beira de um golpe de estado.

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Publicado

28-12-2024

Como Citar

Borges, C. (2024). Sobre derivas e travessias: restos de um sertão feito de letras em Deus e o diabo na terra do sol, de Glauber Rocha. Diacrítica, 38(3), 120–136. https://doi.org/10.21814/diacritica.5783

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