https://revistas.uminho.pt/index.php/ecum/issue/feed Engenharia Civil UM 2023-03-31T00:00:00+00:00 José Luís Barroso de Aguiar (Editor-chefe) revistaengenhariacivil@civil.uminho.pt Open Journal Systems <p>A Engenharia Civil UM é uma revista trimestral que foi criada em 1995 pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho. A revista aceita artigos em Português, Espanhol e Inglês.</p> <p>A revista tem como objetivo proporcionar um fórum para a publicação de investigações originais nas áreas de Construção Civil, Estruturas, Geotecnia, Hidráulica, Materiais de Construção, Gestão da Construção, Building Information Modelling (BIM), Planeamento e Transportes, com ênfase na investigação experimental, análise analítica e numérica, desenvolvimento de produto, funcionalidade, eficiência, ambiente, durabilidade e fiabilidade, reciclar, reusar, conservação e reforço, avaliação do estado, segurança e análise do ciclo de vida, entre outros. A revista também publica casos de estudo detalhados com inovação. Finalmente, refira-se que a Revista de Engenharia Civil funciona em regime de “open-access”.</p> https://revistas.uminho.pt/index.php/ecum/article/view/4493 Análise exploratória do modelo de simulação de rodovias de pista simples do VISSIM 2022-12-29T16:11:16+00:00 F.A. Silva elievam@etg.ufmg.br J.E. Bessa Júnior elievam@etg.ufmg.br A.L. Costa elievam@etg.ufmg.br A.L.B.N. Cunha elievam@etg.ufmg.br D.M.C. Velho elievam@etg.ufmg.br A.F. Andalício elievam@etg.ufmg.br <p>A modelagem de rodovias de pista simples tem sido incorporada em simuladores de tráfego. Como a lógica de simulação em rodovias de pista simples teve que se adequar a outros submodelos comportamentais dos simuladores, como o de car-following e o de mudança de faixas, surge a necessidade de avaliar se a modelagem desse tipo de rodovia tem sido realizada adequadamente. Este artigo, portanto, teve como meta realizar essa análise para o VISSIM, devidamente calibrado por meio de dados de campo e com um Algoritmo Genético. Foram analisadas as variações de duas medidas de desempenho, velocidade média de viagem (ATSd) e número de ultrapassagens (NUd), de acordo com a variação das zonas de ultrapassagens proibidas, da porcentagem de veículos pesados e do fluxo de tráfego unidirecional. Não foram observadas grandes diferenças quando foram avaliados os valores de ATSd, ao contrário do que ocorreu com NUd.</p> 2023-01-01T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2023 F.A. Silva, J.E. Bessa Júnior, A.L. Costa, A.L.B.N. Cunha, D.M.C. Velho, A.F. Andalício https://revistas.uminho.pt/index.php/ecum/article/view/4494 Obtenção de características das alternativas a partir de dados de Preferência Revelada e algoritmo CART 2022-12-29T16:11:13+00:00 V. A. Gomes cirapitombo@usp.br C. S. Pitombo cirapitombo@usp.br L. Assirati cirapitombo@usp.br <p>Em termos gerais, a calibração do modelo de escolha discreta se dá através de dados obtidos por pesquisas de Preferência Revelada (PR) e Declarada (PD). No planejamento de transportes, uma das principais fontes de dados é a Pesquisa O/D, que é uma pesquisa de PR e descreve as escolhas e comportamentos reais dos indivíduos. Entretanto, não é possível, através desta fonte, caracterizar as alternativas não escolhidas. Este trabalho possui dois objetivos associados: (1) propor um critério para caracterizar, de forma agregada, as alternativas modais, utilizando dados de PR e (2) testar o aprimoramento de estimativas de escolha modal a partir da inclusão das características agregadas das alternativas. Primeiramente, foi utilizado o algoritmo CART (Classification And Regression Tree) para caracterizar os tempos de viagem dos modos de transporte disponíveis na área de estudo (Cidade de São Paulo, Brasil). As viagens foram agrupadas, segundo variáveis independentes selecionadas pelo algoritmo, e foram obtidos valores médios de tempos de viagens para cinco alternativas modais – informação anteriormente não disponível na pesquisa de PR. Finalmente, o aprimoramento da modelagem de escolha discreta, a partir da inclusão dos tempos de viagens médios, é testado através de uma amostra de validação e métricas de desempenho, tais como Percentual de Acertos e Valor do log da Verossimilhança. Observou-se um incremento das estimativas a partir da inclusão das durações de viagens, sendo o método proposto uma contribuição acadêmica para a modelagem a partir de dados de PR.</p> 2023-01-01T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2023 V. A. Gomes, C. S. Pitombo, L. Assirati https://revistas.uminho.pt/index.php/ecum/article/view/4495 Diretrizes para gestão de suprimentos: análise do panorama da função compras na construção civil de uma capital Amazônica 2022-12-29T16:11:10+00:00 C.A. Farias Júnior claudionorfj@gmail.com R.M. Neves claudionorfj@gmail.com A.A.A.M. Duarte claudionorfj@gmail.com B.M.O. Nascimento claudionorfj@gmail.com <p>Este artigo tem como objetivo a apresentação de um conjunto de diretrizes relacionadas ao panorama da gestão da cadeia de suprimentos (SCM), com ênfase à função compras, em pequenas, médias e grandes empresas da indústria da construção civil na cidade de Belém, localizada na Amazônia Brasileira. Para tanto, adotou conceitos teóricos relacionados à estrutura da área, seus processos, desempenho e tendências. A realização da investigação, tem como referência metodológica central um relevante estudo nacional em gestão de suprimentos, utilizando-se como ferramenta para coleta de dados um questionário fechado, em formato eletrônico, tipo survey. Constatou-se que quase a metade das empresas (44%) sequer utilizam-se da SCM em suas compras, que mais de 1/3 (36%) sofrem com atrasos muito significativos nas entregas e que a grande maioria busca a diversificação de fornecedores (92%), melhoria nas relações com eles (80%) e nos seus sistemas de Tecnologia de Informação - TI (76%). A partir destes e dos demais resultados alcançados são ressaltadas diretrizes, dentre as quais destacam-se: (1) necessidade de formalização da utilização de Indicadores de Desempenho dos Fornecedores; (2) indicação do aumento do nível de envolvimento da área de compras em decisões abrangentes; (3) configuração de uma nova postura proativa da gestão de compras. O presente estudo de caso, em um segmento específico (habitacional) de um cidade de médio porte em um país em desenvolvimento, chega à conclusões que corroboram os conceitos e as teorias existentes na literatura de gestão da cadeia de suprimentos e estratégia organizacional, em especial no setor da construção civil, e seus resultados convergem com trabalhos desenvolvidos em outros países emergentes, o que pode contribuir para o avanço e maior utilização da SCM na região amazônica e, talvez, em outras que guardem caraterísticas ou contextos similares, podendo, assim, haver importantes implicações gerenciais no setor.</p> 2023-01-01T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2023 C.A. Farias Júnior, R.M. Neves, A.A.A.M. Duarte, B.M.O. Nascimento https://revistas.uminho.pt/index.php/ecum/article/view/4638 Impacto da mudança em Geometria de Vias urbanas e em Tempos Semafóricos em uma Simulação de Emissão de Poluentes 2023-03-16T13:48:12+00:00 R. S. Ribeiro eng.ruyribeiro@gmail.com P. C. Pinto eng.paulop@gmail.com <p>A manutenção da mobilidade urbana é uma importante maneira de garantir o desenvolvimento dos centros urbanos, já que estes estão em constante mudança. A particularidade de cada caso, torna o planejamento complexo, em virtude dos impactos que as mudanças propostas podem ocasionar. Desta forma, estudos a respeito desse tema e dos diversos parâmetros que o envolvem se mostram fundamentais, com a intenção de quantificar esses impactos e tomar as decisões menos invasivas para a sociedade. Dentre esses parâmetros, se destaca a densidade, a qual está intimamente ligada à emissão de poluentes e velocidade de tráfego. Nesse sentido a Avenida Brasil na cidade de Passo Fundo, Brasil, se ressalta como principal via de acesso centro-bairro e para saída do município; apresentando exaustão na sua capacidade de tráfego, ocasionando congestionamentos, bloqueamento das interseções e uma maior emissão de poluentes; tudo isso devido ao sistema subdimensionado para o volume de tráfego atual. Neste contexto, o objetivo dessa pesquisa é analisar os impactos que mudanças na geometria e na programação dos semáforos da Avenida Brasil causarão nos indicativos de mobilidade urbana, e consequentemente, na eficiência da via, a partir do microssimulador de tráfego Aimsun® , observando os dados de densidade e emissão de poluentes.</p> 2023-03-16T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2023 R. S. Ribeiro, P. C. Pinto https://revistas.uminho.pt/index.php/ecum/article/view/4639 Gerenciamento de equipes mecânicas na construção de aterro rodoviário: um estudo na rodovia BR 381/MG – Norte 2023-03-16T14:07:32+00:00 F. Delmiro rizely@gmail.com J. Possato rizely@gmail.com R. Ferraz-Almeida rizely@gmail.com <p>O transporte rodoviário responde pela maior parte dos serviços de transporte de cargas no Brasil. Esse modal também é o que mais recebe investimentos do governo federal em projetos, obras de manutenção, implantação e aumento de capacidade. Com a hipótese de que a hipótese que o gerenciamento de custo e tempo de serviços e equipamentos são ferramentas fundamentais para a construção de aterro em rodovia. O objetivo do estudo foi gerenciar o custo e tempo de equipes mecânicas de serviços e equipamentos para o espalhamento em camadas, homogeneização, conveniente umedecimento ou aeração e compactação dos materiais para a construção de um aterro na rodovia BR 381/MG – Norte. Um estudo foi realizado usando a base de dados do Manual de Custos Rodoviários do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e o Sistema de Custos Rodoviários, comparando cronograma e custo de duas equipes mecânicas: Equipe 1, grade de discos - GD; niveladora - MO; rolo compactador - RC; tanque caminhão - CT; trator agrícola - TA) e uma equipe alternativa (GD; RC; CT; TA e trator de esteira - TE). Os resultados mostram que o custo da equipe alternativa é 26% superior ao da equipe mecânica proposta da Equipe 1, mas sua produção horária foi 33% maior, situação que refletiu diretamente em um prazo menor, passando de 222 dias iniciais para 169, economia de 5% no custo final com a utilização de uma equipe alternativa. Concluindo que o conhecimento da área de gerenciamento de cronograma e as metodologias da atividade principal, baixas e aumento da eficiência na execução de um projeto são de grande valia na elaboração de soluções.</p> 2023-03-16T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2023 F. Delmiro, J. Possato, R. Ferraz-Almeida