Tibães: livros perdidos elos encontrados

Autores

  • Ana Isabel Líbano Monteiro

Resumo

A antiga Livraria do Mosteiro de São Martinho de Tibães filia-se, pelo conteúdo e dimensão, nas grandes bibliotecas monásticas portuguesas do Antigo Regime. Indissociavelmente unida à casa que a albergava e aos destinos e vicissitudes por que passou a Ordem de S. Bento de Portugal, assume singular importância para o estudo da formação das elites religiosas. É espelho da vida quotidiana do mosteiro, da sua incidência nas povoações vizinhas e nas instituições e comunidades da sua tutela, fornecendo também pistas esclarecedoras sobre o alcance do mercado livreiro português setecentista no Norte do país'.

Biografia Autor

Ana Isabel Líbano Monteiro

É licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A sua actividade como assessora da Biblioteca Nacional de Portugal, desde 1997, tem-se desenvolvido no âmbito da investigação sobre História do Livro Antigo e das Bibliotecas. Simultaneamente, colabora na preparação de publicações, organização de Seminários e Exposições sobre os fundos daquela Instituição. Participou no Salon du Livre (Paris, 21-28 de Março de 1998) assegurando o Stand de Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, Casa Fernando Pessoa e Instituto Camões. Integra a Comissão de avaliação de Bolsas, iniciativa da BNP - destinadas a investigadores estrangeiros sobre as suas colecções e acervos - com o patrocínio de várias Fundações culturais. Requisitada pelo IPPAR para o Mosteiro de S. Martinho de Tibães, no ano de 2007, o seu trabalho de investigação incidiu sobre a reconstituição da antiga Livraria Beneditina, através do manuscrito 950 do Arquivo Distrital de Braga, cujos resultados parcelares agora se publicam.
É ca-autora, entre outras, das seguintes publicações: Jerónimos: Memórias de Cinco Séculos (1501-2001). Lisboa: IPPAR, 2001 - edição comemorativa dos 500 Anos da Fundação do Mosteiro de Santa Maria de Belém, com Luís Farinha Franco e design artístico de F. Quesnot; Leilões de livros: erudição, coleccionismo e negócio (Séculos XVIII􁪽XX). Lisboa: Biblioteca Nacional, 2002 (com Luís Farinha Franco); História da família portuguesa: séculos XIX-XX in Dicionário de História Religiosa de Portugal. Lisboa: Círculo dos Leitores, 2000.

Colaborou com Manuela D. Domingos em diversas edições: Livraria de D. José da Silva Pessanha: do Coleccionador à Biblioteca Pública (Col. Fundos Iniciais da Biblioteca Nacional; I); Erudição em tempo joanino. Trata-se da pesquisa sobre a biblioteca do académico e erudito, D. Francisco de Almeida (1701-1745),
apresentada no Colóquio da BN, O Livro Antigo em Portugal e Espanha e publicado na Revista LEITURAS, n.OS 9-10,2002; Catálogo Bertrand: uma Livraria antes do Terramoto (edição e estudo do facsimile do catálogo de 1755). Lisboa: Biblioteca Nacional, 2002; Casa dos Livros de Beja: Doação de Frei Manuel do Cenáculo à Real Biblioteca Pública da Corte. lisboa: Biblioteca Nacional, 2006 (Exposição do 210.° Centenário da fundação da Biblioteca Nacional).

Downloads

Publicado

2019-10-08

Edição

Secção

Artigos