O livreiro Victor de Sá: 1. As apreensões de livros

Autores

  • Henrique Barreto Nunes Universidade do Minho

Resumo

Em Victor de Sá (1921/2004), ainda estudante no Liceu Nacional de Braga, desde muito cedo se manifestou, a par da incomodidade e do desejo de intervir culturalmente, um acentuado gosto pelos livros, pela leitura e pela escrita, expresso já em artigos publicados no "Correio do Minho" desde 1937 e na tentativa de criação de uma biblioteca de empréstimo naquele liceu, de imediato boicotada pelo seu reitor.

Biografia Autor

Henrique Barreto Nunes, Universidade do Minho

Nasceu em Monção, em 1947. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1972) e diplomado com o Curso de Bibliotecário-Arquivista da mesma Faculdade (1974). Director da Biblioteca Pública de Braga (Universidade doMinho) desde 2000 e também do Arquivo Distrital de Braga desde Setembro 2006, tendo ingressado na UM em Dezembro de 1974. Em 1977/78 integrou o Campo  Arqueológico, participando no Salvamento da Bracara Augusta, de que foi um dos pioneiros: Na Universidade do Minho é membro do Conselho Cultura! (por inerência de funções) e da comissão instaladora da Casa-Museu de Monção (por nomeação). Pertenceu à Assembleia da Universidade (por eleição) e já fez parte do Senado Universitário (por eleição). Leccionou, de 1986 a 2003, a disciplina de "Leitura Pública" do Curso de Especialização em Ciências Documentais da Faculdade de Letras do Porto. Foi docente da mesma disciplina nos cursos de Lisboa e de Coimbra. Foi monitor, desde 1982, de diversos cursos de formação na área de BD, organizados pela BAD, Instituto Português do Livro, Centros de Formação de Professores, Fundação C. Gulbenkian, etc. Foi membro do Conselho Superior de Bibliotecas Portuguesas (2001/2005). Foi membro do Conselho Consultivo do Instituto Português do Livro e da Leitura, tendo colaborado no lànçamento da Rede de Leitura Pública (1987/1991). Integrou o Núcleo de Apoio à Leitura do Serviço de Bibliotecas da Fundação Calouste Gulbenkian (1998/2003). Integra a comissão de honra do Plano Nacional de Leitura desde 2006. Sócio fundador e dirigente da ASPA (Associação para a Defesa, Estudo e Divulgação do Património Cultural e Natural), com sede em Braga. É ou foi dirigente da BAD (Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas), da BIBLlOMÉDIA (Associaçãode Bibliotecas para a Cooperação), da Secção Portuguesa do IBBY, e da LlTTERA (Associação Portuguesa para a Literacia).

Autor do livro "Da biblioteca ao leitor" (Braga: Autores de Braga, 1996; 2.a ed. 1998) e de diversos artigos e comunicações sobre bibliotecas, arqueologia e património cultural publicados em revistas da especialidade, obras colectivas, actas de congressos e de outros encontros em que participou em Portugal, França e Espanha. Coordenou e foi co-autor da obra "Tradições académicas de Braga" (Braga: AAUM, 2001). Organizou diversas bibliografias, nomeadamente a "Bibliografia essencial para as bibliotecas públicas" (Lisboa: IPLB, 1998) e reuniu em livro as obras de Manuel Monteiro, Mário Cardozo, Alberto Feio, Victor de Sá e R. Carrington da Costa. Foi director das revistas "Mínia" (ASPA) e "Bibliomédia". É coordenador editorial da revista "Fórum" (Conselho Cultural da Universidade do Minho) desde o nº. 5 (1989) e director do "Solta Palavra: Boletim do CRILlJ" (Porto). Tem colaboração diversificada nos jornais "Notícias do Minho" (Braga), "A Terra Minhota" (Monção) e "Diário do Minho" (Braga), entre outros.

Downloads

Publicado

2019-10-08

Edição

Secção

Artigos