A casa do Carmo (Guimarães)

Autores

  • Abel Rodrigues Universidade do Minho

Resumo

No centro da zona histórica de Guimarães, subindo o Largo Martins Sarmento, encontra-se, do lado esquerdo, a casa do Carmo. Erguida no último quartel de Setecentos, a casa manteve-se até aos dias de hoje, como uma referência incontornável da vida política, social e cultural vimaranense.

Biografia Autor

Abel Rodrigues, Universidade do Minho

Nasceu em 1977 na Madeira. Em 2000 concluiu a licenciatura em História - Ramo Cientifico na Universidade do Minho e, em Abril de 2008, defendeu a dissertação de Mestrado em História das Instituições e Cultura Moderna e Contemporânea, no Instituto de Ciências Sociais da mesma Universidade, intitulada Entre o Público e o Privado: a génese do Arquivo do conde da Barca (1754-1817). Foi bolseiro do Governo Regional da Madeira e da Fundação Berardo durante a frequência da licenciatura. Em 2000 foi agraciado com o "Prémio Universidade do Minho" por ter concluído o curso com a classificação mais elevada do seu ano.
Em 2000/2001 realizou o Estágio Profissional no Arquivo Distrital de Braga/U.M., subordinado ao tema "Inventário Analítico das Cartas ao Conde da Barca". Desde então, tem colaborado permanentemente com esta Instituição na inventariação e descrição do Arquivo do Conde da Barca e de outros núcleos documentais e na organização de projectos de âmbito cultural (exposições, conferências, edições, etc.). As suas áreas de interesse são a Arquivística/Ciência da I nformação, bem como a História das Instituições e a História Política no período compreendido entre o crepúsculo do Antigo Regime e a Época Contemporânea. Publicou diversos artigos em revistas, co-organizou edições - sendo de destacar a obra José Anastácio da Cunha. O Tempo, as Ideias, a Obra e ... Os Inéditos (Braga, 2006) - proferiu conferências e apresentou comunicações em congressos e colóquios. É membro do Núcleo de Estudos Históricos da Universidade do Minho/CITCEM.

Downloads

Publicado

2019-10-08

Edição

Secção

Artigos