Centro de Estudos Lusíadas 2010-2014: “Da cultura lusíada no mundo”

Autores

  • Virgínia Soares Pereira CEL

Resumo

A presente reflexão incide sobre os contributos do Centro de Estudos Lusíadas (vulgo C.E.L.) para a afirmação e projecção cultural da U.M. no período que decorreu de Abril de 2010 a finais de 2014, isto é, desde a minha tomada de posse como presidente até à minha aposentação. Durante esse período de cerca de quatro anos, a Comissão Directiva do Centro – constituída por Rui Morais (Secretário), José de Sousa Teixeira, Miguel Sopas Bandeira, Eduardo Pires de Oliveira e por mim – sempre procurou desenvolver iniciativas cujo propósito fosse o de contribuir para a acção do Centro na sua missão de aprofundar o conhecimento da cultura lusíada “nos domínios da arte, da história, da arqueologia, da literatura e da linguística, ou outros afins”, conforme ficou consignado por decisão testamentária do Comendador Nogueira da Silva. Nesse sentido, a Comissão gizou em cada ano um programa pautado essencialmente pela organização de um Colóquio dedicado a um tema considerado de particular interesse histórico-cultural, complementado por ciclos de conferências a cargo de personalidades distintas do mundo académico e intelectual, tendo, além disso, promovido outras iniciativas de natureza cultural, nomeadamente publicações com a chancela do CEL, sessões de lançamento e apresentação de livros, exposições e demais actividades, em colaboração com diversas entidades ou instituições.

Downloads

Publicado

2019-10-10

Edição

Secção

Os 30 anos do Conselho Cultural