A mediação do olhar: estratégicas de apreciação artística no Museu Nogueira da Silva

Autores

  • Maria Helena Trindade Museu Nogueira da Silva

Resumo

João Bénard da Costa (2002) a propósito de um livro de História da Arte que lhe ofereceram na infância, recordava, num artigo com o título Isabella no caramanchão de madressilvas, o prazer que tinha em olhar milhares de vezes as estampas coloridas reproduzindo pinturas célebres. Sabia-as de cor. Não sabemos, nem sabemos se o autor sabe, o que o marcou mais, se o colorido das imagens na escassez de publicações ilustradas e a cores na época da sua infância, se o sentar-se ao colo da mãe a ouvir as explicações: 

- Quando me castigavam, o livro ia parar a estante mui alta, onde eu não chegava, e ali ficava uma semana, uma quinzena ou um mês, conforme o meu pecado e a penitência respectiva. Quando eu me portava bem, via-o ao colo da mãe e bebia as palavras de cada explicação.

Biografia Autor

Maria Helena Trindade, Museu Nogueira da Silva

Possui o Diploma de Estudos Superiores Especializados em Educação Visual (1991/1993) e Mestrado em Estudos da Criança - Comunicação Visual e Expressão Plástica, (2004/2006) no Instituto de Estudos da Criança/Universidade do Minho. Professora do Primeiro Ciclo entre 1979 e 1989, foi colocada no Museu Nogueira da Silva a partir dessa data, para realizar o inventário das colecções, o registo fotográfico e o apoio à Fototeca. Após a conclusão do inventário iniciou a sua actividade técnico pedagógica criando o Serviço Educativo do Museu, em 1991. Simultaneamente tem apoiado a produção das diferentes exposições realizadas na Galeria da Universidade e dos respectivos catálogos. Tem também colaborado nas diferentes áreas do Museu, principalmente no que diz respeito à gestão geral, ao controlo das colecções e à organização e promoção de actividades.

Publicações
Aproveitamento Pedagógico do Museu Nogueira da Silva ln destacável 2 do Boletim do Grupo de Amigos do Museu D. Diogo de Sousa, n." 4, Janeiro de 1994 e Olhar, ouvir e sentir o Museu ln Forum, n." 25, (1999) Jan-Jun, pp. 95-104. 

Comunicações
A mediação do olhar: estratégias de apreciação artística no Museu Nogueira da Silva no Colóquio Semana das Artes: Educação e Sociedade: espaços de actuação artística na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (2006); e no seminário sobre Investigação-acção no âmbito da disciplina de Metodologia de Investigação do Mestrado em Estudos da Criança, especialização em Comunicação Visual e Expressão Plástica (2006).

Downloads

Publicado

2019-10-11

Edição

Secção

Artigos