A propósito do cemitério setecentista de Vila Real de Santo António: uma reflexão sobre contemporaneidade

Autores

  • Maria Manuel Oliveira Universidade do Minho

Resumo

Entre 1774 e o fim de 1776, sob a supervisão directa do poderoso Marquês de Pombal, foram elaborados os projectos e executadas as obras de Vila Real de Santo António, uma pequena cidade de fundação localizada junto ao rio Guadiana, na fronteira do sudeste algarvio.
Tendo sido esquecida quase de imediato pela política da Coroa mariana - esquecida também pela disciplina urbanística, apenas em 1984 um aprofundado estudo académico reconheceu a sua enorme importância como exemplar do Iluminismo Católico (Correia, 1997:107) - a vila nova desenvolveu-se paulatinamente, chegando aos nossos dias com uma integridade notável. O cemitério de Vila Real de Santo António foi executado dentro desse curtíssimo período de tempo, em paralelo com a reconstrução da Baixa lisboeta, destruída pelo Terramoto de 1755.

Biografia Autor

Maria Manuel Oliveira, Universidade do Minho

Diplomada em Arquitectura pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto (1980). Leccionou nas Faculdades de Arquitectura das Universidades de Angola e do Porto e desenvolveu actividade profissional nas áreas de Planeamento e Projecto.
Actualmente é assistente convidada no Departamento Autónomo de Arquitectura da Universidade do Minho.

Downloads

Publicado

2019-10-11

Edição

Secção

Artigos