Crónicas bracarenses de Rafael Bordalo Pinheiro

Autores

  • Maria Virgilio Cambraia Lopes

Resumo

No século XIX era longa e difícil a distância que separava Lisboa de Braga mas, no imaginário dos lisboetas, a cidade minhota ocupava um cantinho muito próprio. À capital chegavam as notícias de tradições ancestrais escrupulosamente cumpridas, os ecos de um clero conservador e secular, sendo que o simples nome da antiga Bracara Augusta, depois cidade dos Arcebispos, era inevitavelmente associado à imagem de igrejas e capelas, de conventos e seminários, de confrarias e irmandades.

Biografia Autor

Maria Virgilio Cambraia Lopes

Nasceu no Porto em 25 de Dezembro de 1954.
Licenciada em Filologia Românica e professora do QND do Ensino Secundário, é actualmente docente na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo), onde trabalha no departamento de Teatro. Concluíu, no Porto, em 1998, uma pós-graduação em Expressão Dramática e Criação Teatral em Educação, tendo terminado, em 2003, com a classificação máxima, o Mestrado em Estudos de Teatro, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Actualmente na mesma universidade e como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, prepara a tese de doutoramente sob o tema "O Teatro na obra de Rafael Bordalo Pinheiro. Uma reflexão sobre o contributo da iconografia para a História do Teatro".
É autora de: O Teatro n'A Paródia de Rafael Bordalo Pinheiro. Lisboa IN-CM, 2005 e de Texto e Criação Teatral na Escola. Cadernos Pedagógicos, n." 42, Porto: Asa, 1999.
Tem também, entre outros, os seguintes artigos publicados: "De la théâtralité dans l'humour graphique. Les caricatures de Rafael Bordalo Pinheiro" in Humoresques. Paris (no prelo); "Rafael Bordalo Pinheiro. O Teatro pelos traços da caricatura" in Sinais de Cena 3, revista da APCT, Junho 2005, pp. 125-129; "On the trail of theatre and caricature: metamorphosis and creativity" in Actas da 4th Athens International Theatre Education Conference, Atenas, 2005, pp. 76-79; "Ecos das Comemorações do Quarto Centenário de Gil Vicente. Imagens e Imaginário n'A Paródia de Rafael Bordalo Pinheiro" in Gil Vicente 500 Anos Depois, Lisboa: IN-CM, vol. 11,2003, pp. 253-262; "Les voies de l'analyse dramaturgique à l'école" in Applied Theatre Researcher/Idea Journal, number 4, Griffith University: Applied Theatre Research Program, 2003.

Downloads

Publicado

2019-10-14

Edição

Secção

Artigos