As três... vezes que "Portugal" modificou e enriqueceu a História da Cultura: Berço da Idade Média Europeia: Descobrimentos: O estudo das línguas e o diálogo de culturas

Autores

  • Lúcio Craveiro da Silva

Resumo

Estou hoje aqui um pouco inesperadamente porque o Senhor Doutor Adriano Moreira me convidou expressamente e como eu resistisse, entre outros motivos, pela falta de um assunto justificativo, ele sugeriu-me um tema em torno da portugalidade.
Ora pensando e avaliando bem, somos a nação mais antiga na Europa nas suas constantes fronteiras e interviemos na História europeia e do mundo pelo menos três vezes que, sem esses notabilíssimas intervenções, ela teria sido pelo menos bem diferente. É o que vou resumidamente recordar. Nascemos na Idade Média, como povo ainda antes de ser nação, e fomos os primeiros a realizar as perspectivas que a definem; habitamos o extremo ocidental da
Europa e fomos nós que lhe alargámos os horizontes e demos a conhecer à História o resto do mundo e não só não destruímos nenhuma nação civilizada, como algumas nações que nos seguiram, mas respeitámos os seus valores e nos interessámos e estudámos pela primeira vez as suas línguas e costumes e por isso se essas nações recordam historicamente a sua civilização e as suas línguas dão inevitavelmente com a amiga e fecunda presença portuguesa.

Downloads

Publicado

2019-10-14

Edição

Secção

Artigos