Reconstruindo a cidadania activa: a contribuição do trabalho comunitário

Autores

  • Herman Baert Universidade Católica de Lovaina

Resumo

Embora hoje em dia a cidadania activa esteja muito em moda, em muitas declarações políticas (Making an European Area of Lifelong Learning a Reality, European Commission, 2001), em muitas conferências internacionais (por exemplo, CONFI NTEA, V Conferência da UN ESCO sobre Educação de Adultos, Hamburgo, 1997) e em programas nacionais de aprendizagem ao longo da vida e de desenvolvimento social, o próprio conceito não é novo e nem sempre é definido explícita e claramente. Mesmo quando é apresentada uma definição, ela continua bastante abstracta e vaga. Por exemplo, na Comunicação da Comissão da União Europeia (21.11.2001), a cidadania activa refere-se à "participação cultural, económica, político-democrática elou social dos cidadãos na sociedade, como um todo e na sua própria comunidade".

Biografia Autor

Herman Baert, Universidade Católica de Lovaina

É doutor em Ciências da Educação e professor catedrático de Pedagogia Social (educação de adultos, contínua e comunitária) na Universidade Católica de Lovaina (Bélgica). É director do Centro de Investigação em Educação de Adultos e Formação Contínua da mesma Universidade. Interessa-se pelos conceitos e pelas políticas de aprendizagem ao longo da vida, formação profissional, formação contínua e educação para o desenvolvimento, integração social e participação, assim como pela educação comunitária. Desde 1990 tem assumido diversos cargos no programa intensivo SOCRATES- Erasmus "European Perspectives on Lifelong Learning and Adult Education". 

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Publicado

2019-10-15

Edição

Secção

Artigos