A formação de educadores de adultos em Portugal: trajectos e tendências

Autores

  • Luís Areal Rothes Instituto Politécnico do Porto

Resumo

o desenvolvimento da educação de adultos em Portugal é tardio e mais recente é ainda a preocupação de formar as pessoas envolvidas no trabalho educativo com adultos. Desde finais do século XIX, verificam-se algumas iniciativas de educação popular, algumas com apoio estatal, mas que se revelam incapazes de alterar o panorama educativo sombrio da população adulta portuguesa. Sejam promovidas por professores da formação inicial, por intelectuais interessados na promoção educativa e cultural dos cidadãos ou por militantes de diferentes proveniências ideológicas, não se encontram então quaisquer medidas de carácter sistemático tendo em vista a sua formação.

Biografia Autor

Luís Areal Rothes, Instituto Politécnico do Porto

Mestre em Ciências da Educação - área de especialização de Educação, Desenvolvimento e Mudança Social - pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, onde frequenta o Curso de
Doutoramento em Ciências da Educação. Como equiparado a Professor Adjunto, exerce funções docentes na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, desempenhando actualmente o cargo de Presidente da Mesa de Representantes. Tem colaborado em diversos projectos de pesquisa e intervenção no domínio da educação de adultos. Participou, em 1997, no grupo de trabalho encarregado de elaborar o Documento Estratégico para o Desenvolvimento da Educação de Adultos em Portugal e, em 1998, no grupo
de trabalho que realizou a avaliação externa do ensino recorrente. Foi, de Junho de 2001 a Outubro de 2002, membro do Conselho Consultivo da Agência Nacional da Educação e Formação de Adultos, tendo sido também Consultor na Região Norte para os Cursos de Educação de Adultos.

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Publicado

2019-10-24

Edição

Secção

Artigos