Almejando o alargamento da participação dos adultos em actividades de educação e formação: o caso do modelo EFA

Autores

  • Raquel Oliveira

Resumo

O marasmo intelectual a que Portugal foi condenado durante quarenta e oito anos de regime autoritário não permitiu que, a seu devido tempo, se assistisse à criação e implementação de um sistema de educação de adultos capaz de proporcionar a participação de todos, sem excepção, em iniciativas de educação e formação ao longo da vida. À abundante legislação e ao forte movimento popular a que se assistiu no período da Primeira República (1910-1926) seguiram-se as medidas restritivas sobre as iniciativas associativas e de educação popular do Estado Novo (1926-1974). O poder político, que questionava inclusivé a pertinência da alfabetização de adultos, tinha no sistema escolar (baseado num ensino primário generalizado, mas de curta duração e na dissuasão da frequência de níveis escolares para além do elementar) o "instrumento da integração da ordem social pela conformidade de cada um com a sua condição" (Silva, 1990:18).

Biografia Autor

Raquel Oliveira

Licenciada em Educação pela Universidade do Minho em 2002, tendo anteriormente concluído o bacharelato em Educação Social, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, em 1996. Realizou o estágio curricular da licenciatura em Educação na Unidade de Educação de Adultos da Universidade do Minho. Nesse âmbito desenvolveu um estudo sobre as iniciativas de educação e formação de adultos, promovidas pela Agência Nacional de Educação e Formação de Adultos, na região Norte de Portugal.
Desde Novembro de 2002, presta serviços à Unidade de Educação de Adultos enquanto Assistente de Investigação nos projectos: Literacia(s) em Contexto de Trabalho e Supporting the Development of New Learning Pathways for Adults. As funções que desenvolve passam pela concepção e composição de instrumentos de recolha de dados e informações, aplicação desses instrumentos, tratamento quantitativo e qualitativo de dados, composição de textos, entre outras.

Downloads

Publicado

2019-10-24

Edição

Secção

Artigos