Teoria feminista do século XXI: as vozes das outras mulheres

Autores

  • Lídia Puigvert
  • Laura Ruíz

Resumo

Através da nossa colaboração nas associações de mulheres e centros de educação de adultos orientados de forma dialógica, temos tido a oportunidade de partilhar ideias, opiniões e argumentos, com mulheres sem estudos universitários. Muitas das mulheres com quem colaboramos em associações dialógicas estão também a participar em centros de educação de adultos. Graças a um diálogo igualitário, aprendemos umas com as outras. Umas possuem uma rica cultura popular, outras têm o privilégio do saber académico. É necessário reconhecer a riqueza destes diferentes saberes e os contributos que todas podemos dar com a nossa experiência, ao mesmo tempo que se constroem pontes que permitem o acesso à cultura académica.

Biografias Autor

Lídia Puigvert

Doutorada em Sociologia pela Universidade de Barcelona, professora associada do Departamento de Teoria Sociológica, Filosofia do Direito e Metodologia das Ciências Sociais da mesma Universidade. Investigadora do CREA (Centro de Investigación Social y Educativa) da Universidade de Barcelona, os seus estudos na área das Ciências da Educação centram-se em temáticas de género, em particular sobre as mulheres que sofrem de discriminação. Participa em diferentes projectos a nível nacional e europeu que versam sobre a superação de situações de desigualdade. Colabora com a Escola de Educação de Adultos de La Verneda-Sant-Martí e com a FACEPA (Federação de Associações Culturais e Educativas de Adultos). É autora do livro Las otras mujeres (2001), publicado pela editora El Roure, e é co-autora de Mujeres y transformaciones sociales (2001), com Elisabeth Beck-Gernsheim e Judith Butler, da mesma editora.

Laura Ruíz

Licenciada em Educação Social pela Universidade de Barcelona, está neste momento a terminar a licenciatura em Antropologia Social e Cultural. Trabalha na FACEPA (Federação de Associações Culturais e Educativas), organização que promove um modelo democrático de educação de adultos, em que o protagonismo é das pessoas participantes, as "Outras mulheres". Colabora há cinco anos com a Escola de Educação de Adultos de La Verneda- Sant-Martí, onde exerce funções docentes. É membro do grupo anarquista
Mujeres Libres de Barcelona.

Downloads

Publicado

2019-11-05

Edição

Secção

Artigos