Victor de Sá - História e cidadania

Autores

  • Gaspar Martins Pereira Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Resumo

Venho aqui dar um abraço de gratidão ao meu amigo e mestre Victor de Sá, com quem tive a honra e o privilégio de aprender e de trabalhar no ofício da história nos últimos 25 anos. Quero agradecer-lhe, em primeiro lugar, o estímulo com que acarinhou e incentivou os meus primeiros trabalhos de iniciação à investigação, ainda como estudante, os primeiros textos que publiquei, ou ainda o interesse e atenção com que acompanhou, um pouco mais tarde, o meu projecto de doutoramento. Quero agradecer-lhe, também, todo o apoio que me deu na minha actividade docente, em especial quando, em 1987, fui aceite como seu assistente na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Mas, acima de tudo, não esqueço a forma sempre elegante e profundamente humana com que o fez, a disponibilidade, a tolerância e a abertura com que acolheu as minhas opiniões, inquietações e dúvidas, a confiança e o entusiasmo que me transmitiu nos momentos difíceis. Devo dizer que nunca senti, antes pelo contrário, que qualquer dos domínios de investigação histórica que fui tacteando, mesmo os mais distantes dos seus temas de pesquisa, desde a história da família à história do quotidiano, da história urbana à história da vinha e do vinho, interessasse menos o Professor Victor de Sá. Leu, anotou e discutiu comigo alguns dos artigos que escrevi, dando-me sugestões preciosas .

Biografia Autor

Gaspar Martins Pereira, Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Nasceu em S. Mamede de Infesta, Matosinhos, em 1956.
Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 1980; Mestre em História Moderna e Contemporânea, pela mesma Faculdade em 1986; Doutorado em História Contemporânea pela mesma Faculdade, em 1993.
Foi professor de História no Ensino Secundário (1978/1984), na Faculdade de Economia do Porto (1984/1987) e, desde 1987, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde é Professor Associado.
Por resolução do Conselho de Ministros, de 10 de Janeiro de 2002, foi nomeado Encarregado de Missão do Museu do Douro, funções que exerce actualmente.
É membro de diversos Centros de Investigação e Associações Científicas, tendo sido fundador e coordenador científico do GEHVID - Grupo de Estudos de História da Viticultura Duriense e do Vinho do Porto. É sócio fundador e vice-presidente da Associação Internacional de História e Civilização da Vinha e do Vinho.
Tem desenvolvido diversos projectos de investigação sobre história da família, história urbana e história da viticultura, debruçando-se em particular sobre a história da cidade do Porto no século XIX e sobre a história do vinho do Porto e da região do Alto Douro. Sobre esses domínios de investigação tem realizado dezenas de conferências e apresentado comunicações em diversos encontros científicos no país e no estrangeiro.
Participou na organização de diversos Encontros, entre os quais o Ciclo de Conferências História Contemporânea Portuguesa - Problemas e Perspectivas, em homenagem ao Professor Victor de Sá (Porto, 1991).
Tem colaborado com diversas instituições na implementação e dinamização de projectos culturais ligados ao vinho do Porto e à região do Douro. Colaborou na organização da Candidatura do Vale do Douro a Património Mundial (1998-2000). Foi membro do Conselho Consultivo da Sociedade Porto 2001.
É confrade (a título honorário) da Confraria do Vinho do Porto e da Confraria dos Enófilos do Douro.
Responsável pela organização de diversas obras colectivas é autor ou co-autor de perto de uma centena de artigos, capítulos de livros ou livros, entre os quais se destacam: O Douro e o vinho do Porto de Pombal a João Franco. Porto: Afrontamento, 1991; O Porto Oitocentista (em colaboração com Maria do Carmo Serén). ln RAMOS, Luís A. de Oliveira (coord.), História do Porto. Porto: Porto Editora, 1994; Famílias portuenses na viragem do século (1880-1910). Porto: Afrontamento, 1995; Dona Antónia. Em colaboração com Maria Luísa Olazabal. Porto: B.P.I./A. A. Ferreira, 1996; No Porto Romântico, com Camilo. Porto: Associação Cultural "O Progresso do Foz"/Casa Museu Camilo Castelo Branco, 1997; Porto Vintage. Em colaboração com João Nicolau de Almeida. Porto: Instituto do Vinho do Porto/Campo das Letras, 1999; Memória do Rio - para uma história da navegação no Douro. Em colaboração com Amândio Barros. Porto: IND/Afrontamento, 2001; Eduardo Santos Silva, cidadão do Porto. Porto: Campo das Letras, 2002.

Downloads

Publicado

2019-11-06

Edição

Secção

Artigos