História e cidadania - Um desafio

Autores

  • Luís Alberto Marques Alves

Resumo

Quando se fala hoje na didáctica da História, privilegia-se muitas vezes o imediatamente utilizável ou transmissível a alunos médios, insistindo-se muitas vezes na quantidade de recursos com essas características, em prejuízo de uma concepção mais global das aprendizagens tidas como essenciais. A didáctica da História não é excepção embora o seu "conteúdo escolar" (vulgo programas) e o seu objecto científico se prestem a enfoques muito diversos e, sobretudo, a perspectivas que apontam para uma formação que permite atingir um conjunto de princípios intemporais.

Biografia Autor

Luís Alberto Marques Alves

Natural de Azurém - Guimarães. Nasceu em 27 de Setembro de 1955.
Área científica principal: História da Educação.
Outras áreas científicas de interesse: História Contemporânea de Portugal; Didáctica da História; História do Ensino da História.
Graus académicos: Licenciatura em História em 1979, Faculdade de Letras do Porto; Profissionalização em Junho de 1980, Direcção Geral do Ensino Básico e Secundário; Doutoramento em História Contemporânea (História da Educação) em Fevereiro de 1999, Faculdade de Letras do Porto.
Publicações
- Da Telescola ao EBM. Vídeo. Porto, Ensino Básico Mediatizado, 2000.
- Telescola - Uma Escola com História I e II. Vídeo. Porto, Ensino Básico Mediatizado, 2000.
- Contributos para a História do Ensino Industrial: 1851-1910. Tese de doutoramento, policopiada, Fevereiro de 1999 (no prelo, Edições Afrontamento).
- O Passado da Escola, o Futuro do Ensino. Porto, Edições ASA, Março de 1990. (Catálogo de uma exposição realizada entre 28 de Março e 15 de Abril de 1990).
- Subsídios para a História da Educação em Portugal (1750-1890), Porto, Centro de Estudos Humanísticos (Cadernos "Estudos Contemporâneos" n." 4), 1986. Portugal e a Europa: Garrett e o seu tempo (1799-1854). Gaia: Câmara Municipal de V.N. de Gaia/E.S. Almeida Garrett, 2001, p. 27-34.
- Temas e Espaços da cultura oitocentista - o papel das bibliotecas públicas, p. 92-96. "Biblioteca - Revista das Bibliotecas Municipais de Lisboa", n.º 1 e 2, Dezembro de 1998.
- Cultura e Mentalidade Social 1870-1898. Revista "Tiempo y Tierra", n.º 4, Madrid, 1997, p. 30-42.
- A Frequência Feminina no arranque do Ensino Industrial. Comunicação apresentada no 2.0 Encontro "Em Torno da História das Mulheres" em 12 de Maio de 1999. Actas no prelo.
- Subsídios para a História da Imprensa em Portugal. Porto - Centro de Estudos Humanísticos (Cadernos "Estudos Contemporâneos" n.O 1), 1983.

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Publicado

2019-11-06

Edição

Secção

Artigos