Nacionalismos portugueses: cultura e política no século XX

Autores

  • Ernesto Castro Leal

Resumo

O nacionalismo português contemporâneo reactualizou-se entre os inícios dos anos 90 do século XIX (<<Ultimato» inglês de 1890) e os finais dos anos 30 do século XX (Comemorações do Duplo Centenário de 1940), configurando um multifacetado campo ideológico, cultural e político, onde ocorreram controvérsias sobre as idealizações utópicas do regime político (monarquia, república, ditadura nacional), do sistema político (tradicionalismo, parlamentarismo, presidencialismo), das relações entre o Estado e a Igreja Católica (regalismo, ultramontanismo, separatismo, concordatismo), ou ainda sobre a leitura interpretativa da história nacional com incidência nas representações
da identidade nacional e da memória da nação (providencialismo divino, cientismo laico, historicismo crítico).

Biografia Autor

Ernesto Castro Leal

Doutorado em História Contemporânea pela Universidade de, Lisboa, em 1998, é Professor no Departamento de História da Faculdade de Letras da mesma Universidade desde 1987, onde se licenciou em História (1981) e concluiu mestrado em História Contemporânea (1989). Investigador do Centro de História da Universidade de Lisboa e sub-director do Instituto de História Contemporânea da mesma Faculdade, tem investigado fundamentalmente no âmbito da história polrtica e cultural portuguesa contemporânea, onde se inserem, entre outros, artigos dedicados a personalidades (Alfredo Pimenta, António Ferro, António de Cértima, António José de Almeida, Jaime Cortesão e Quirino de Jesus), a partidos e grupos polfticos durante a Primeira República, a organizações do Estado Novo (União Nacional, Mocidade Portuguesa, Legião Portuguesa), ao memorialismo da Primeira Grande Guerra e a temáticas municipalistas locais (Palmela e Ericeira). Tem colaboração em histórias de Portugal, dicionários históricos, enciclopédias e revistas especializadas. É autor dos seguintes livros:
- (1994), António Ferro. Espaço político e imaginário social, 1919-1926, Lisboa, Edições Cosmos.
- (1998), (em co-autoria), Da supressão à restauração do concelho de Palmela: conjunturas e símbolos, 1855-1926, Palmela, Grupo dos Amigos do Concelho de Palmela.
- (1999), Nação e Nacionalismos. A Cruzada Nacional D. Nuno Álvares Pereira e as Origens do Estado Novo, 1918-1938, Lisboa, Edições Cosmos.
- (2001), (coordenação e co-autoria), O Federalismo EuropeLi. História, Política e Utopia, Lisboa, Edições Colibri/Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Downloads

Publicado

2019-11-06

Edição

Secção

Artigos