Paul Morand e Portugal 1924-1975

Autores

  • António Coimbra Martins

Resumo

Trabalhávamos então, o Victor de Sá e eu, em Paris, sob direcção do professor Bourdon, eminente historiador, especializado em história de Portugal e luso-orientalismo, que tinha sido director do Instituto Francês em Lisboa, e conhecia admiravelmente as coisas do nosso país, especialmente a nossa Universidade, a nossa sociedade e o povo que somos. Extremamente rigoroso, agarrado ao facto e ao documento, inimigo da ênfase, da extrapolação, da frase vácua, Bourdon sujeitava-nos a tratos de polé. Não fazia política, mas era um homem das direitas. Victor de Sá era, como sempre seria, um homem das esquerdas, coerente, com uma visão da História, de que deduzia um sentido e um futuro melhor para a humanidade. Nos seus raros momentos de confidência, Bourdon discutia das minhas deficiências com o Victor de Sá, e comprazia-se em falar dos progressos do Victor de Sá comigo mesmo.

Biografia Autor

António Coimbra Martins

Nasceu em Lisboa, onde, ainda antes de formado em Letras, ingressou no ensino e na política. Foi depois leitor em França (Montpellier, Aix-Marselha, Sorbonne) e encarregado de conferências na Escola Prática de Altos Estudos (4.8 secção). Regressado a Portugal, foi assistente da Faculdade de Letras.
Após o 25 de Abril, preparou a readmissão de Portugal à UNESCO, foi embaixador em França. De novo em Portugal, foi deputado à Assembleia da República e Ministro da Cultura do Bloco Central. Eleito deputado europeu, fez aprovar o programa Erasmus. Ainda em Paris, dirigiu o Centro Cultural da Fundação Gulbenkian. Publicou diversos estudos de literatura comparada e literatura portuguesa, nomeadamente sobre Diogo do Couto e Eça de Queirós.
É membro correspondente da Academia Portuguesa de História e da Academia das Ciências de Lisboa.

Downloads

Publicado

2019-11-06

Edição

Secção

Artigos