O ensaísmo histórico de Basílio Teles: um contributo para a interpretação de 1383

Autores

  • Pedro Miguel Páscoa Santos Martins Universidade do Minho

Resumo

Sendo Basílio Teles (1856-1923) um dos ideólogos republicanos mais citados é talvez um dos menos conhecidos. No horizonte do ideário que deu origem a 5 de Outubro, o seu pensamento político, económico e filosófico e os seus densos ensaios históricos merecem um estudo monográfico de fundo, que possibilite uma compreensão global da sua obra. Várias razões podemos apontar que justificam o interesse dessa investigação para a história das ideias em Portugal na viragem do século, e obviamente para o estudo do próprio republicanismo português: o carácter atípico e heterodoxo do seu ignoto pensamento poi ítico 1, a lucidez de um olhar crítico, porque sociologicamente avisado - e para muitos, com laivos proféticos - que lançou sobre Portugal, nas vésperas da implantação da I.a República e sobre as condições de possibilidade de aí implantar um regime democrático; as pistas que um estudo sistemático do seu multímodo pensamento de polígrafo pode fornecer no respeitante a questões candentes da história pátria num âmbito contemporâneo, por exemplo, aferir as razões intelectuais e sociológicas de uma metamorfose da republica demo-liberal numa republica corporativa e autoritária,
como foi o Estado Novo. E não só ...

Biografia Autor

Pedro Miguel Páscoa Santos Martins, Universidade do Minho

Nasceu em 20 de Fevereiro de 1969 (Lisboa).
Habilitações: Licenciatura em FilosofiaNariante História das Ideias (1991: Fac. Ciências Sociais e Humanas da Univ. Nova de Lisboa); Mestrado, em História Cultural e Política (1995: Fac. Ciências Sociais e Humanas da Univ. Nova de Lisboa).
Currículo Profissional:
Assistente do Departamento de Filosofia e Cultura do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Univ. do Minho, desde 1995, nessa qualidade, leccionou, entre outras, as seguintes cadeiras: Mentalidades e Cultura Portuguesa, Pensamento Político Português, Teoria Política e Engenharia Social, Publicações (artigos)
- Ideologia e temporalidade: O pensamento político de Francisco Manuel Trigoso (1777-1838) in Diacrítica, N.o 11, Braga, U.M./Centro de Estudos Humanísticos, 1996, pp. 667-687.
- O conservadorismo político dé Edmund Burke in Inquérito à Modernidade - Bi-Centenário da Morte de Edmund Burke (1729-1797), Braga, U.M./Centro de Estudos Humanísticos (Colecção Hespérides! Literatura), 1999, pp. 71-87.
No Prelo
- Carlos Malheiro Dias (1875-1941): um escritor conservador in Diacrítica, N.o 16, Braga, U.M./Centro de Estudos Humanísticos.

Downloads

Publicado

2019-11-06

Edição

Secção

Artigos