As Unidades Culturais nos 40 anos da Universidade do Minho Museu Nogueira da Silva – 2014

Autores

  • César Valença

Resumo

Perante o gentil convite de Carlos Corais para apresentar o Museu Nogueira da Silva, começaria por prestar homenagem ao doador António Augusto Nogueira da Silva, homem que criou uma coleção à volta da qual vivi dezasseis anos estudando peças ou conseguindo quem o fizesse quando não sentia capacidade para tal, como Rafael Calado do Museu Nacional de Arte Antiga, um perito da Sotheby’s e muitos outros na área da pintura, dos vidros… Esse trabalho iniciou-se com a mudança de apresentação das coleções ao colaborar com Nuno Barreto que me antecedeu na direção da Casa. Essa tarefa criou entre mim e a memória do Senhor Nogueira da Silva um vínculo. Perguntava-me constantemente se era correto alterar uma Casa e refazer uma imagem, num processo que se assemelhava, embora em campos diferentes, ao das personagens do Quarteto de Alexandria. O apoio de Nuno Barreto, Maria Helena Mendes Pinto, Maria Teresa Gomes Ferreira, Artur Nobre de Gusmão e evidentemente o da reitoria vigente, além do apoio tácito que sentia nos funcionários da Casa, parte dos quais tinham conhecido bem, ou mesmo trabalhado com o legatário, deram-me coragem para os fins que tinha em mente. O facto de peças do acervo Nogueira da Silva terem vindo a integrar exposições em Portugal e no estrangeiro e terem sido reproduzidas obras da coleção em publicações de prestigiosos investigadores, sossegou os meus escrúpulos.

Downloads

Publicado

2019-12-10

Edição

Secção

Documentação e Vária