Pensar a cultura, a educação e a criação de públicos

Autores

  • Carla Soares Barbosa Academia de Música de Viana do Castelo

Resumo

Pensar a cultura nos dias de hoje, em que o agravamento da recessão é presença quase obrigatória em todos os discursos políticos e notícias jornalísticas, remete a nossa reflexão para a importância da educação artística na criação de hábitos de participação cultural e seu reflexo nas práticas de consumo, ao longo da vida. Sabendo que o domínio de intervenção das instituições de ensino da música é, por norma, alargado à divulgação musical e à produção artística – e sendo esta determinante no desenvolvimento do sector produtivo da nossa sociedade – existirão, porventura, responsabilidades acrescidas dessas instituições, na revitalização da nossa tão deficitária economia, que valerá a pena equacionar. Consideramos por isso estrategicamente adequado, no exercício das nossas funções profissionais, aprofundar a dimensão económica da cultura,
por privilegiar como objecto de estudo a análise de preferências dos indivíduos e o valor que estes dão a cada produto, no momento do seu consumo.

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Publicado

2020-01-22

Edição

Secção

Dossier Cultura