Formação profissional: problemas e perspectivas de futuro

Autores

  • Rui Canário

Resumo

Apesar da crescente relevância da dimensão profissional no quadro dos modernos sistemas de educação e formação, as referências à formação profissional mantêm, ainda hoje, alguma conotação negativa, compreensível à luz da tradição histórica que marca a relação entre o mundo da educação formal e o mundo do trabalho. Nos alvores da formação dos modernos sistemas escolares era dominante a dissociação entre o mundo da educação formal e o mundo do trabalho. Esta dissociação prolongou-se numa organização dual do sistema escolar, numa via "nobre" de estudos longos e numa via curta, directamente conducente ao exercício do trabalho. Ainda hoje quando se fala em formação superior se pensa, prioritariamente, naqueles que não vão prosseguir estudos a nível profissional, ou, então, nos trabalhadores com níveis muito baixos de qualificação, factor encarado como um entrave à "modernização". As transformações que têm vindo a atravessar quer os sistemas de educação e formação, quer o próprio mundo do trabalho, tornaram obsoleta esta visão, nomeadamente no que diz respeito ao papel e às perspectivas do ensino superior no campo da formação profissional.

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Publicado

2020-09-16

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Artigos