Santos Simões, um símbolo da cultura vimaranense

Autores

  • António Gama Brandão

Resumo

Quando o Prof. Doutor Hélio Alves me convidou para intervir numa sessão de homenagem ao Dr. Santos Simões, de imediato anuí a tão honroso repto. Mas no meu íntimo ficou a bruxulear uma dúvida que não mais se desenvencilhou de mim. Seria eu capaz de dar uma expressiva ideia da obra cultural imensa e proteiforme que o homenageado realizou em Guimarães e se repercutiu pelo país?
Uma descrição de forma inadequada, com reiterados lugares comuns e asserções de circunstância, atraiçoará, eventualmente, o valimento de quem é preiteado. Independentemente desses factores, comungo de um pensamento do nosso nobeliano José Saramago: "É bem certo que as palavras nunca estão à altura da grandeza dos momentos".

Biografia Autor

António Gama Brandão

Licenciado na Faculdade de Medicina do Porto especializou-se em Pediatria, após ter estagiado, durante alguns anos, no Hospital de Crianças "D. Estefânia", em Lisboa.
Instalado em Guimarães, logo iniciou uma luta intensa e persistente, através da palavra e da escrita, com a finalidade de se criar um Serviço de Pediatria e de melhorar a morbilidade e mortalidade infantis, que eram demasiado elevadas neste concelho. Desde há mais de três décadas é Director do Serviço de Pediatria do Hospital de Guimarães. Tem colaborado, com múltiplos artigos, na imprensa regional, na revista "The Lion" e nas da especialidade que cultiva.
Assumiu a presidência ou foi vogal de júris em muitos concursos, em hospitais centrais e distritais. Durante um triénio, pertenceu à Direcção do Colégio de Pediatria da Ordem dos Médicos.

Downloads

Publicado

2020-10-02

Edição

Secção

Homenagem ao Dr. Santos Simões