Aprendizagem social: uma nova perspectiva sobre a aprendizagem em sistemas participados

Autores

  • Danny Wildemeersch
  • Theo Jansen
  • Joke Vandenabeele
  • Marc Jans

Resumo

Em muitas situações a aprendizagem experiencial é tida como um processo desenvolvido pelos indivíduos. Por vezes, também se defende que a aprendizagem experiencial pode ocorrer nos grupos ou nos sistemas sociais. Porém, poucos esforços têm sido empreendidos no sentido de conceptualizar os processos de «aprendizagem social». Neste texto, os autores destacam a importância da aprendizagem social no cenário de constantes mudanças que caracterizam os nossos tempos de modernização reflexiva. Partindo de alguns trabalhos de investigação, os autores constróem um quadro conceptual para a aprendizagem social baseado em quatro eixos: a acção, a reflexão, a cooperação e a comunicação. Argumentam que a aprendizagem social resulta do equilíbrio entre diferentes tensões que influenciam as decisões e as orientações dos sistemas de aprendizagem. Enfatizam, também, a forma pela qual neste contexto o poder, a responsabilidade e a criatividade desenvolvem um papel a considerar. Por fim, os autores apresentam algumas reflexões sobre o modo como estes processos de aprendizagem social podem ser influenciados por padrões externos e internos aos sistemas participados.

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Publicado

2020-10-02

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Artigos