Encontro com o escritor José Manuel Mendes

Autores

  • Ana Gabriela Macedo

Resumo

Dizer que o poeta que vou apresentar hoje na Biblioteca de Famallcio por ocasião da X Feira do Livro desta cidade dispensa apresentação, soa a lugar comum, mas é porém, neste caso, afirmação genuina e sentida. O José Manuel Mendes, homem público, poeta, romancista e cronista repetidas vezes premiado, traduzido e reconhecido multo além das fronteiras do nosso por vezes demasiado estreito Portugal, é por todos nós sobejamente conhecido e apreciado, se bem que nunca o seja por excesso.
A sua presença afável, o discurso atento e rigoroso na análise dos desmandos e desvarios do nosso quotidiano de cidadãos e cidadãs tornam igualmente a sua voz próxima de muitos de nós que a escutamos regularmente nas crónicas da Rádio. E é um pouco este multifacetismo da personalidade do escritor José Manuel Mendes que eu aqui gostava de sublinhar. Porque é fácil ser um homem da polltlca e apenas ds política. É fácil (ou relstlvsmente fácil ser um homem das Letras e apenas dss Letras). Ou mesmo um gestor cultural ( e estou a pensar na "Associação Portuguesa de Escritores", a cuja promoção o José Manuel Mendes se tem vindo a devotar há já vários anos, quer na qualidade de Presidente, quer na de Director da Revista de inegável qualidade "o Escritor"). Porém, dizia eu, ser assumida e generosamente todas estas coisas é que já é substancialmente invulgar e obriga, necessariamente, a uma grande dádiva e exigência de si próprio.

Downloads

Publicado

2021-01-27

Edição

Secção

Documentação e Vária