Projecto de Salvamento e Estudo de Bracara Augusta - 1998

Autores

  • Manuela Martins
  • Francisco Sande Lemos

Resumo

Em 1995, na sequência da tomada de posse do Governo socialista, foi criado o Ministério da Cultura, dotado com uma estrutura orgânica especifica, na área do património cultural. Pos!eriormente foram criados dois organismos: um com estatuto de Instituto Público, o IPPAR (Instituto Português do Património Arquitectónico); outro o IPA (Instituto Português de Arqueologia), direcção de serviços autónoma, directamente dependente do Ministro da tutela.
Após o lançamento do IPA foi solicitado à generalidade dos arqueólogos que enquadrassem a sua actividade em projectos de investigação, formalmente expressos. Pedia-se, também, que os projectos já existentes, aprovados pelo ex-IPPC/IPPAR fossem reformulados, considerando que os textos "...apresentados anteriormente a 1998 deixam de ter validade...".
Deste modo, a direcção científica do projecto de Bracara Augusta enviou ao IPA um projecto devidamente actuallzado, o que aliás se Justificava plenamente considerando a crescente dinâmica dos trabalhos.

Downloads

Publicado

2021-02-16

Edição

Secção

Documentação e Vária