Um Novo Mapa de Braga de Finais do Século XVII

Autores

  • Eduardo Pires de Oliveira

Resumo

É sempre com grande alegria que se toma conhecimento de mais um elemento novo sobre a história de Braga. E se esse novo documento tiver um caracter visual então torna-se muito mais interessante e merecedor de atenção.
Por razões que desconhecemos, a cidade de Braga não foi motivo de inspiração de pintores, desenhadores, gravadores e cartógrafos ao longos dos séculos.
É certo que estava muito afastada da capital e excêntrica relativamente à geografia do país, o que fazia com que os viajantes que queriam conhecer Portugal não a visitassem, logo não fizessem esquiços, nem a reproduzissem depois nos seus livros.
Dos séculos XVI até a meados do século XVIII apenas se conserva o mapa de Braunio que, com todas as suas naturais deficiências, é um instrumento de trabalho preciosíssimo.
O mapa de 1729 desenhado pelo monge bernardo Frei Luís de S. José está hoje perdido. De 1750 temos o Mappa das Ruas, do Arquivo Distrital, publicado em 1989. E o de André Soares, de cerca de 1755, só agora começa a ser conhecido em Braga.

Downloads

Publicado

1994-01-01

Edição

Secção

.