Desenvolvimento intelectual do adulto

Autores

  • António Simões

Resumo

Antes de mais, convém que abordemos uma questão preliminar: a de saber que deve entender-se por adulto, sobre cujo desenvolvimento nos propomos reflectir.
O recurso à etimologia revela o facto curioso de que adulto e adolescente derivam do mesmo vocábulo latino: adolescente é aquele que se encontra em processo de maturação, ao passo que adulto é o que chegou ao termo do mesmo processo - o indivíduo amadurecido.
Convenhamos que o esclarecimento, que a etimologia nos oferece, é até contraditório, em relação à perspectiva, que pretendemos expor, a saber, que o desenvolvimento se estende por toda a vida do indivíduo. Uma ideia, no entanto, poderemos nós reter - a de que a idade adulta começa, quando a adolescência termina. E, sem nos preocuparmos demasiado com os problemas, que levanta marcar o termo da adolescência, seguiremos a convenção de situar, pelos vinte anos, o começo da adultez. Esta será, para nós, esses mais de 2/3 finais da vida do indivíduo médio da nossa cultura. Nela englobaremos, portanto, o período da velhice (ou última adultez, ou terceira idade), não fazendo a distinção, muitas vezes encontrada nos livros americanos - a que eles estabelecem entre adultez (adulthood) e velhice (aging). Isto, por considerarmos que o envelhecimento acontece, em todas as idades da vida.

Downloads

Publicado

1992-01-01

Edição

Secção

.