Relatório síntese das actividades do Núcleo de Apoio aos Arquivos Municipais durante o triénio entre 1989 e 1991

Autores

  • Maria da Assunção Vasconcelos

Resumo

A coordenação e a composição do Núcleo de Apoio aos Arquivos Municipais conheceram algumas alterações, ao longo destes anos, resultantes da substituição de diversas pessoas que, por razões atinentes com a sua vida particular se viram impedidas de prosseguir a sua colaboração. Esta a razão principal que nos impede de apresentar um relatório tão completo quanto seria desejável.
Em finais de 1988, a situação em que se encontravam grande parte dos Arquivos Municipais era de manifesta desorganização. Para isso concorriam a falta de instalações adequadas e de pessoal especializado.
Tratava-se, aliás, de um problema herdado do passado e que se viera agravando ao longo dos últimos anos.
Conscientes da necessidade de encontrar uma solução para tão grave problema e tendo em consideração que era a própria existência do património arquivístico que se encontrava ameaçado, os autarcas do distrito de Braga efectuaram um protocolo com a Universidade do Minho/Arquivo Distrital de
Braga, em 11/11/1988.
No entanto, foi naquele contexto que, ao longo do triénio decorrido entre 1989 e 1991 , se desenvolveram as actividades do N.A.M., tendo como principal objectivo a criação de estruturas e o planeamento e desenvolvimento de acções conducentes à valorização e apetrechamento dos arquivos municipais, nas suas vertentes humanas e técnicas.

Downloads

Publicado

1992-01-01

Edição

Secção

Documentação e Vária