Apontamentos sobre componentes estruturais da história da alfabetização

Autores

  • Justino Magalhães

Resumo

O principal objectivo deste estudo é metodológico, embora contenha informações de tipo substantivo. Intenta-se a aplicação de uma instrumentalização analítica, quanto-qualitativa, que aborde a complexidade do fenómeno da alfabetização, dimensionando-o, inscrevendo-o em contextos espaço-culturais e permitindo uma aproximação diferenciada aos comportamentos dos grupos sociais, em análise.
Tomada a dimensão secular da superação do Antigo Regime (meados do Século XVIII - meados/3.º quartel do XIX), a combinatória sexo/grau de urbanidade revela-se uma componente estruturalmente determinante do fenómeno de alfabetização.
Tendo elaborado este trabalho como investigador do Centro de Estudos Educacionais e Desenvolvimento Comunitário da Universidade do Minho, agradeço o apoio altamente qualificado que me facultou o seu Director Óscar Serafini, sem que pretenda envolvê-lo nas eventuais falhas cometidas pelo autor.

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Publicado

1991-07-01