Arquivos: A Herança Sagrada

Autores

  • Egídio Amorim Guimarâes

Resumo

Noção: -"Conjunto documental resultante das actividades próprias de um serviço público, instituto religioso, estabelecimento cultural, empresa económica, etc., e ordenado em função dessas actividades, que, conservado inicialmente apenas por conveniência e para uso da entidade a que pertence, o pode vir a ser mais tarde (perdido já o seu préstimo sob o ponto de vista prático ou utilitário) em razão do valor histórico das peças que o constituem. Lugar, edifício ou estabelecimento onde se guardam, metodicamente arrumados, documentos da indicada natureza". (Enciclopédia Verbo, vol. II, coluna 1272).
Quando penso na minha vida profissional que decorreu, inteiramente, num arquivo e, agora, que já transpus a meta que dá sobre a última etapa da vida, sinto uma profunda emoção ao lembrar os anos, quase quatro décadas, em que um grande e riquíssimo arquivo me enfeitiçou, me prendeu, me alertou quanto aos cuidados que, dia a dia, lhe tinha de dispensar, ajudado pelos meus colaboradores, Arquivo que até acabou por me estar completamente confiado. Só lamento que não tenha podido conviver mais intensamente com a riqueza documental nele guardada e passado a letra de forma muitas importantes fontes para a história local e para a história do país.

Downloads

Publicado

1990-07-01

Edição

Secção

.