Salvamento de Bracara Augusta

Autores

  • Manuela Delgado
  • Manuela Martins
  • Francisco Sande Lemos

Resumo

Concluídos treze anos sobre o início do processo de Salvamento de Bracara Augusta, num contexto em que persistem equívocos e remedeios, e se perfilam inesperadas ameaças sobre os solos onde jazem os vestígios da cidade romana, a Unidade de Arqueologia considerou oportuno divulgar um documento de síntese sobre a história do projecto, e sobre os diversos vectores que o constituem, incluindo questões de ordem jurídica e urbanística.
A esse documento, que constitui a primeira parte do artigo, juntamos um breve balanço dos conhecimentos actuais sobre Bracara Augusta, baseado essencialmente num trabalho divulgado nas Actas do I Colóquio de Arqueologia Urbana (Setúbal - 1985). Como essas Actas tiveram uma circulação restrita, limitada aos meios mais especializados, entendemos que se justifica, com alguns acertos, divulgar novamente a breve síntese aí inserida.
A divulgação simultânea dos problemas com que se debate a salvaguarda de Bracara Augusta, e dos conhecimentos já adquiridos poderá contribuir para estimular, quer a sociedade, quer as autoridades centrais e locais, no sentido de apoiarem com maior eficácia este projecto.

Downloads

Publicado

1989-10-01

Edição

Secção

.