Mudamente: uma iniciativa de mentoria e protagonismo estudantil no contexto da pandemia COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.21814/h2d.2885Palavras-chave:
metacognição, metodologias ativas, protagonismo estudantilResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar o projeto Mudamente, que consiste em uma iniciativa de mentoria aplicada ao desenvolvimento da autonomia e do protagonismo estudantil. O projeto traz como pressupostos teóricos a aprendizagem baseada em projetos, conforme Bender (2000), bem como os princípios básicos das metodologias ativas na perspectiva de Bransford et al (2000) e Pilati (2017), a saber, (i) a valorização dos conhecimentos prévios dos estudantes, (ii) a investigação dos conhecimentos profundos a respeito dos temas trabalhados e (iii) o desenvolvimento das habilidades de metacognição. Com base nesses pressupostos, os estudantes desenvolvem atividades voltadas para a melhoria da comunidade escolar por meio de reuniões entrevistas, podcasts e criação de outros materiais audiovisuais. Os temas trabalhados são escolhidos com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto Mudamente se configura como uma ferramenta eficaz no desenvolvimento de conteúdos extracurriculares no contexto da pandemia de COVID-19, pois permitiu que muitos estudantes tivessem acesso a conhecimentos por meio de redes sociais e plataformas de compartilhamento de vídeos, possibilitando a continuidade dos estudos mesmo diante do contexto de isolamento social.
Agradecimentos:
Gostaríamos de agradecer à Equipe Gestora do CEd 104 do Recanto das Emas e aos professores Hélio Henriques, Lucas Araújo e Mircéa Cândida pela assistência durante o desenvolvimento deste trabalho. Gostaríamos, também, de agradecer à ONG Construir Brasil pelo apoio e encorajamento durante o desenvolvimento de nossas atividades.
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Referências
Bender, W. (2014). Aprendizagem baseada em projetos: A educação diferenciada para o século XXI. Editora Penso.
Bransford, J. D., Brown, A. L., & Cocking, R. R. (2000). How people learn: Brain, mind, experience, and school. National Academy Press.
Mazur, E. (2015). Peer instruction: A revolução da aprendizagem ativa. Editora Penso.
Moran, J. M. (2013). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Editora Papirus.
Oakley, B., Sejnowsky, T., & Mcconville,A. (2019). Aprendendo a aprender para crianças e adolescentes. Editora Best Seller.
Pilati, E. (2017). Linguística, Gramática e Aprendizagem Ativa (1.ª ed.). Editora Pontes.
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Direitos de Autor (c) 2020 Moacir Natercio Ferreira Junior, Alana Nogueira, Bárbara Rodrigues, Débora Louzada, Isabella Mendes, Kelvin Alves, Kauã Shyngervick, Lavínia Patrícia, Milena Luna, Sâmilla Melo, Samara Diniz, Rayssa Hawani

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