Filmes e recursos audiovisuais como material didático
DOI:
https://doi.org/10.21814/h2d.4676Palavras-chave:
salas de aula, métodos de ensino, Vygotsky, signos fílmicosResumo
O filme é compreendido como um advento multifacetado capaz de criar mundos, animar vidas e levantar questões. Trata-se de um material didático de primeira grandeza que pode chegar às salas de aula e ser usado sob diversas perspetivas. Objetivou-se desvelar porquê filmes são utilizados pelos docentes. Participaram da pesquisa 15 docentes que utilizam filmes como material didático, sendo nove mulheres (60%) e seis homens (40%). Todos os voluntários exercem a função em Portugal e ensinam no nível superior, sendo que 60% trabalham no Porto, 20% em Braga e outros 20% em Lisboa. Os participantes foram buscados a esmo. Resultou-se que os sujeitos utilizam filmes por quatro razões: atrair/motivar mais os estudantes, complementar ou ilustrar o conteúdo ensinado em aula por meio da peculiaridade audiovisual, diversificar os métodos de ensino e promover reflexão crítica. A teoria interacionista de Lev Vygotsky foi utilizada como referencial teórico para analisar os resultados. Os filmes são um recurso bem aceite por docentes e discentes, os quais conseguem explicar e entender melhor, respetivamente, determinados conceitos. Na ótica vygotskiana, o efeito benéfico do filme se dá pela ZDP ser acedida pelos signos fílmicos, de modo a promover a transição do desenvolvimento real para o potencial.
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