Tendências contemporâneas de educação para ciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/h2d.5853

Palavras-chave:

ciência, sociedade, redes sociais, educação em ciência, divulgação científica

Resumo

Este estudo é resultado da reflexão sobre a interação entre ciência, sociedade e redes sociais, analisando como as redes sociais impactam a divulgação e a percepção da ciência, além das tendências contemporâneas de educação em ciência nesse contexto. Entende-se que as redes sociais desempenham um papel importante na disseminação do conhecimento científico a um público diversificado. No entanto, essa disseminação não está isenta de desafios, como a proliferação de desinformação científica e a negação científica. Vê-se que a percepção pública da ciência é influenciada pelas redes sociais, que podem resultar em polarização e na formação de bolhas de filtro. No entanto, as redes sociais também oferecem oportunidades para uma maior participação do público na ciência e para a criação de uma comunidade de aprendizado em torno de tópicos científicos. A pesquisa também destacou o papel inovador das redes sociais na educação em ciência, com o uso criativo de plataformas digitais para tornar o ensino da ciência mais atraente e acessível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Araújo, C. A. Á., & Valentim, M.-L. P. (2019). A ciência da informação no Brasil: Mapeamento da pesquisa e cenário institucional. Bibliotecas. Anales de Investigación, 15(2), 232-259.

Afonso, A. J. (2019). Tendências regulatórias e impactos nas desigualdades educacionais. Educação e Sociedade, 40, e0220116.

Backes, L., Rocca, F. L., & Carneiro, E. L. (2019). Configuração do espaço híbrido e multimodal: Literaturalização das ciências na educação superior. Educação Unisinos, 23(4), 639-657.

Catarino, G. F. de C., & Reis, J. C. de O. (2021). A pesquisa em ensino de ciências e a educação científica em tempos de pandemia: Reflexões sobre natureza da ciência e interdisciplinaridade. Ciência & Educação (Bauru), 27.

Caruso, F., & Marques, A. J. (2021). Ensaio sobre o negacionismo científico em tempos de pandemia. Research, Society and Development, 10(11), e82101119538-e82101119538.

Da Silva, F. R. (2020). As abordagens CTS/CTSA e alguns desafios atuais do ensino de ciências.

De Assunção, T. V., & Do Nascimento, R. R. (2019). Alfabetização científica e a academia: Um olhar sobre o ensino de física moderna e contemporânea na educação básica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 10(3), 1-17.

Dias, Á. C. S. (2020). Migração internacional no Brasil: Persistências históricas e tendências contemporâneas. Vértices (Campos dos Goitacazes), 22.

Domiciano, T. D., & Lorenzetti, L. (2019). A educação CTS na formação inicial de professores: Um panorama de teses e dissertações brasileiras. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 10(5), 1-21.

Ferreira, M., & Da Silva Filho, O. L. (2021). Ensino de física. Plurais-Revista Multidisciplinar, 6(2), 9-19.

Geraldo, A. C. H. (2022). Didática de ciências naturais na perspectiva histórico-crítica. Autores Associados.

Lopes, D. S., et al. (2021). O processo de instrumentalização no ensino de ciências: Uma revisão sobre o uso das tecnologias digitais. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 12(3), 1-26.

Lima, N. W. (2021). Histórias plurais para a construção de um mundo comum: Como história, filosofia e sociologia das ciências na educação em ciências podem contribuir para construção do mundo pós-pandemia. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, 4(3).

Machado, C. J., & Silveira, R. M. C. F. (2020). Interfaces entre cinema, ciência e ensino: Uma revisão sistemática de literatura. Pro-Posições, 31, e20170190.

Martins, I. P. (2020). Revisitando orientações CTS|CTSA na educação e no ensino das ciências. APEduC Revista-Investigação e Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, 1(1), 13-29.

Nunes-Neto, N. E. I., & Conrado, D. M. (2021). Ensinando ética. Educação em Revista, 37.

Sposito, M. P., Almeida, E. de, & Corrochano, M. C. (2020). Jovens em movimento: Mapas plurais, conexões e tendências na configuração das práticas. Educação e Sociedade, 41, e228732.

Vilela, M. L., & Selles, S. E. (2020). É possível uma educação em ciências crítica em tempos de negacionismo científico?. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 37(3), 1722-1747.

Zanatta, R. P. P., & Saavedra Filho, N. C. (2020). O ensino de ciências e a leitura da modernidade e da pós-modernidade por Bruno Latour: Reflexões acerca do surgimento de pós-verdades e concepções alternativas no ensino de física moderna e contemporânea no ensino fundamental II. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 37(3), 1469-1495.

Downloads

Publicado

31-12-2023

Como Citar

Dias, K., Moura, M., Pereira, J., & Martins, J. (2023). Tendências contemporâneas de educação para ciência. H2D|Revista De Humanidades Digitais, 5. https://doi.org/10.21814/h2d.5853

Edição

Secção

Artigos