https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/issue/feed H2D|Revista de Humanidades Digitais 2022-12-29T14:04:56+00:00 Sílvia Araújo saraujo@ilch.uminho.pt Open Journal Systems <p><span style="font-weight: 400;">Bem-vindo à Revista H2D, uma publicação de referência dedicada à exploração e avanço das Humanidades Digitais. À medida que a era digital continua a revolucionar a forma como entendemos, interpretamos e interagimos com as humanidades, a nossa revista serve como uma plataforma para o discurso académico, investigação inovadora e colaboração interdisciplinar. A nossa missão é fazer a ponte entre a investigação nas humanidades e os avanços tecnológicos de ponta para dar resposta aos desafios societais previstos nos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável da Agenda 2030 e às novas exigências do mercado de trabalho</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Desde 2024, a Revista H2D assumiu uma nova dimensão enquanto revista interinstitucional. Este esforço reúne uma equipa diversificada de editores-chefes do Brasil e de Angola, com a principal coordenação baseada em Portugal. Esta colaboração internacional sublinha o nosso compromisso em fomentar um diálogo global nas Humanidades Digitais, aproveitando as ricas tradições académicas e perspetivas do mundo lusófono. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Reconhecendo a natureza intrinsecamente interdisciplinar das Humanidades Digitais, esforçamo-nos por criar um espaço no qual investigadores de várias áreas—desde a literatura, história e filosofia à ciência da computação, ciências sociais, engenharia, medicina e ciência da informação, entre outras—possam colaborar e contribuir para uma comunidade académica vibrante.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">O nosso objetivo é promover um ambiente académico dinâmico no qual investigadores, educadores e profissionais possam partilhar as suas perspetivas sobre o impacto transformador das ferramentas e metodologias digitais nas humanidades. Neste contexto de diálogo transdisciplinar, convidamos a comunidade académica e não académica a submeter artigos científicos, relatos de experiências/projetos pedagógicos e apresentações de recursos/ferramentas tecnológicas, bem como outras contribuições que promovam a valorização das humanidades através de um compromisso heurístico com a tecnologia. Estes trabalhos serão publicados em dois volumes anuais, um por semestre, em regime de acesso aberto. </span><span style="font-weight: 400;">Os trabalhos deverão ser escritos em português, espanhol, francês, italiano ou inglês.</span><span style="font-weight: 400;"> Aceitam-se trabalhos que explorem, entre outros, tópicos como:</span></p> <ul> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Dados áudio/vídeo </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Perfis de autores </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Comparação de corpora </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Análise de dados </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Repositórios de dados </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Visualização de dados </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Arquivos digitais </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Criação de conteúdo digital (Infografias, Vídeos animados, Podcasts) </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Bibliotecas digitais </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Edição digital </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Reconhecimento de entidades nomeadas</span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Geolocalização </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Design centrado no ser humano </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Interfaces interativas </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Corpora linguísticos </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">LLM &amp; LMM </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Comunicação multimodal </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Processamento de linguagem natural </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Novas metodologias de investigação e design </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Acesso aberto e Ciência aberta </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Gestão de projetos em humanidades digitais </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Comunicação científica </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Análise de sentimentos e mineração de opiniões </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Redes sociais </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Sumarização </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Limpeza e análise de textos </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Simplificação de textos </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Estatísticas textuais </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Património textual </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Extração de terminologia </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Modelagem de tópicos </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Ferramentas para extração e limpeza de dados </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Técnicas de scrapping da web</span></li> </ul> <p><span style="font-size: 0.875rem;">e-ISSN: 2184-562X</span></p> <p> </p> https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/article/view/3531 O ensino-aprendizagem da Participação Portuguesa na I Guerra Mundial nas disciplinas de História e Cidadania e Desenvolvimento 2022-12-29T14:04:56+00:00 Maria Paula Pereira m_paula_pereira@hotmail.com <p>O presente artigo apresenta uma atividade ensino, de natureza transversal, destinada a alunos do 9.º ano do ensino básico, sobre a temática da participação portuguesa na Primeira Guerra Mundial. Esta atividade destina-se a ser desenvolvida nas aulas de História e de Cidadania e Desenvolvimento, no contexto de um projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Esta opção prende-se com a realidade atual, onde o número de horas atribuídas à disciplina de História é condicionante do aprofundamento de alguns conteúdos programáticos, no entanto, considera-se que uma abordagem transversal e integrada nos projetos de turma permite colmatar lacunas. O desenho da atividade tem em consideração a importância do desenvolvimento de competências digitais, as Aprendizagens Essenciais das disciplinas envolvidas e as competências previstas no <em>Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória</em> e tem como objetivos principais: i) o desenvolvimento de uma consciência histórica, ii) o desenvolvimento de competências na área do pensamento crítico e argumentativo, iii) o exercício de uma cidadania humanista, ativa e participativa na sociedade. Esta abordagem possibilita uma participação dinâmica dos alunos, enquanto sujeitos ativos na (re)construção do conhecimento. &nbsp;</p> 2022-12-29T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2022 Maria Paula Pereira https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/article/view/4076 A memória 2.0 do pianista do séc. XXI: possibilidades e recursos 2022-12-29T14:04:53+00:00 Giosuè De Vincenti giosuedv@gmail.com <p>Uma das dificuldades que sempre afetaram o mundo do pianista solista é a memória. Existem muitos estudos e teorias sobre a memória que concluem que, de facto, a memória influencia a<em> performance</em> (Palmer, 2012). Desde os grandes pianistas até aos estudantes de piano, a prática de tocar de memória pode ser causa de <em>stress</em> e de situações embaraçosas em contextos de concertos. Por esse motivo muitos músicos, e não só, escreveram sobre as técnicas de memorização e sobre a melhor maneira de enfrentar esta situação. Isto implica, claramente, mais trabalho e pode ser limitativo para o repertório individual do pianista. Podem, então, as novas tecnologias ir ao encontro desse problema? Podemos ter o mesmo resultado, com a liberdade necessária no palco, de tocar mais tranquilos e ter um repertório disponível mais vasto? Este artigo fala acerca da memória do pianista na sua vertente de solista (não serão, portanto, abordados aspetos relativos aos pianistas acompanhadores ou em contexto de música da câmara) apresenta um panorama histórico da execução de memória, desde os seus inícios até os dias de hoje, assim como as tecnologias atualmente disponíveis. Neste sentido, é proposto o uso de uma ferramenta de apoio à memória do pianista no século XXI: a Memória 2.0.</p> 2022-12-29T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2022 Giosuè De Vincenti https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/article/view/4113 Aprendizagem criativa e letramento digital: práticas inovadoras nos anos iniciais do ensino fundamental 2022-12-29T14:04:50+00:00 Marcela de Paolis paolismarcela@gmail.com Deysiane Farias Pontes deysianepontes@gmail.com <p>Este artigo objetiva investigar o letramento digital e a utilização de ferramentas digitais por professores dos anos iniciais do ensino fundamental durante o período de março a setembro de 2021, de modo a mapear novas práticas inovadoras e criativas de ensino. As práticas pesquisadas foram coletadas de um concurso institucional, o qual premiou atividades inovadoras no uso das tecnologias de informação e comunicação (TDICs). A análise documental e a pesquisa bibliográfica (Lüdke; André, 1986) foram as metodologias de pesquisa utilizadas. Para a compreensão acerca do letramento digital, foram utilizados os trabalhos de Magda Soares (2002, 2004) e Marcelo El Khouri Buzato (2006, 2009). Já para o diálogo sobre práticas inovadoras, foram consideradas as abordagens de Maria Isabel da Cunha (2016) e Fausto Camargo (2018). No que se refere à identificação da aprendizagem criativa, a análise se baseou nos estudos de Valeria C. Gomes Leal e Marcos Augusto F. Borges (2019), Mitchel Resnick (2020), entre outros. Concluiu-se que os docentes utilizaram, de forma inovadora, as TDICs no contexto da pandemia de covid-19, o que favoreceu a aprendizagem criativa e consolidou o letramento digital dos estudantes.</p> 2022-12-29T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2022 Marcela de Paolis, Deysiane Farias Pontes https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/article/view/4214 Localização do website da marca japonesa Tatcha 2022-12-29T14:04:47+00:00 Carla Sofia Carmona sofia-pimenta@live.com.pt <p>Com a crescente globalização, maior é a necessidade de tornar o conteúdo online disponível e compreensível para vários <em>locales</em>. Neste projecto propomos a localização de um website nativo japonês ao público português, implementando várias técnicas de localização. Este website pertence a uma famosa marca de cosméticos japonesa que coloca uma forte ênfase na cultura e tradição japonesa incorporada em todos os seus produtos. Isto torna o projecto de localização mais desafiante devido ao facto de exigir uma atenção especial à forma como a cultura de origem será recodificada. As ferramentas utilizadas neste projecto foram um factor decisivo para o sucesso da localização, uma vez que permitiram que a tradução das cordas fluísse mais rápida e facilmente. Em termos de localização de conteúdos multimédia, foram utilizadas ferramentas externas e foi dada especial atenção a como e onde os ficheiros alvo foram carregados. No final, conseguimos obter um website perfeitamente localizado para o público português, abrindo o mercado japonês de cosméticos a uma nova oportunidade de mercado.</p> 2022-12-29T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2022 Carla Sofia Carmona https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/article/view/4215 LyricLearn: um novo recurso para a aprendizagem de línguas 2022-12-29T14:04:43+00:00 Hugo Sousa hugocardososousa@live.com.pt <p>O LyricLearn é uma ferramenta de aprendizagem da língua inglesa direcionada a estudantes portugueses. Este recurso parte da potencialidade da música para cativar os alunos e motivá-los a aprender a língua. O site explora duas dinâmicas de aprendizagem diferentes: a aprendizagem implícita e explícita. A aprendizagem implícita ocorre à medida que o aluno ouve canções inglesas e simultaneamente lê as legendas em inglês e português correspondentes. A aprendizagem explícita ocorre através de atividades didáticas que permitem pôr em prática os conhecimentos adquiridos ao ver os videoclipes.</p> 2022-12-29T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2022 Hugo Sousa