H2D|Revista de Humanidades Digitais https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d <p>Encarando as Humanidades Digitais como uma transdisciplina, a Revista H2D insere-se num <strong>novo</strong> <strong>paradigma de atuação</strong> em que o <strong>digital </strong>se assume como elemento catalisador de <strong>novos métodos e práticas de produção e de aplicação do conhecimento</strong> no âmbito das ciências sociais e humanas (Linguística, Literatura, Cultura, Filosofia, História, etc.).</p> <p>Neste contexto de diálogo transdisciplinar, esta revista convida a comunidade académica e não académica a submeter trabalhos científicos, relatos de experiências/projetos pedagógicos, e apresentações de recursos/ferramentas tecnológicos e outros contributos que promovam a <strong>valorização das Humanidades</strong> através de um compromisso heurístico com a tecnologia. Estes trabalhos serão publicados em dois volumes anuais, um por semestre, em regime de acesso aberto.</p> <p>e-ISSN: 2184-562X</p> <p> </p> pt-PT saraujo@ilch.uminho.pt (Sílvia Araújo) saraujo@ilch.uminho.pt (Sílvia Araújo) Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 O ensino-aprendizagem da Participação Portuguesa na I Guerra Mundial nas disciplinas de História e Cidadania e Desenvolvimento https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/article/view/3531 <p>O presente artigo apresenta uma atividade ensino, de natureza transversal, destinada a alunos do 9.º ano do ensino básico, sobre a temática da participação portuguesa na Primeira Guerra Mundial. Esta atividade destina-se a ser desenvolvida nas aulas de História e de Cidadania e Desenvolvimento, no contexto de um projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Esta opção prende-se com a realidade atual, onde o número de horas atribuídas à disciplina de História é condicionante do aprofundamento de alguns conteúdos programáticos, no entanto, considera-se que uma abordagem transversal e integrada nos projetos de turma permite colmatar lacunas. O desenho da atividade tem em consideração a importância do desenvolvimento de competências digitais, as Aprendizagens Essenciais das disciplinas envolvidas e as competências previstas no <em>Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória</em> e tem como objetivos principais: i) o desenvolvimento de uma consciência histórica, ii) o desenvolvimento de competências na área do pensamento crítico e argumentativo, iii) o exercício de uma cidadania humanista, ativa e participativa na sociedade. Esta abordagem possibilita uma participação dinâmica dos alunos, enquanto sujeitos ativos na (re)construção do conhecimento. &nbsp;</p> Maria Paula Pereira Direitos de Autor (c) 2022 Maria Paula Pereira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/article/view/3531 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 A memória 2.0 do pianista do séc. XXI: possibilidades e recursos https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/article/view/4076 <p>Uma das dificuldades que sempre afetaram o mundo do pianista solista é a memória. Existem muitos estudos e teorias sobre a memória que concluem que, de facto, a memória influencia a<em> performance</em> (Palmer, 2012). Desde os grandes pianistas até aos estudantes de piano, a prática de tocar de memória pode ser causa de <em>stress</em> e de situações embaraçosas em contextos de concertos. Por esse motivo muitos músicos, e não só, escreveram sobre as técnicas de memorização e sobre a melhor maneira de enfrentar esta situação. Isto implica, claramente, mais trabalho e pode ser limitativo para o repertório individual do pianista. Podem, então, as novas tecnologias ir ao encontro desse problema? Podemos ter o mesmo resultado, com a liberdade necessária no palco, de tocar mais tranquilos e ter um repertório disponível mais vasto? Este artigo fala acerca da memória do pianista na sua vertente de solista (não serão, portanto, abordados aspetos relativos aos pianistas acompanhadores ou em contexto de música da câmara) apresenta um panorama histórico da execução de memória, desde os seus inícios até os dias de hoje, assim como as tecnologias atualmente disponíveis. Neste sentido, é proposto o uso de uma ferramenta de apoio à memória do pianista no século XXI: a Memória 2.0.</p> Giosuè De Vincenti Direitos de Autor (c) 2022 Giosuè De Vincenti https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/article/view/4076 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 Aprendizagem criativa e letramento digital: práticas inovadoras nos anos iniciais do ensino fundamental https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/article/view/4113 <p>Este artigo objetiva investigar o letramento digital e a utilização de ferramentas digitais por professores dos anos iniciais do ensino fundamental durante o período de março a setembro de 2021, de modo a mapear novas práticas inovadoras e criativas de ensino. As práticas pesquisadas foram coletadas de um concurso institucional, o qual premiou atividades inovadoras no uso das tecnologias de informação e comunicação (TDICs). A análise documental e a pesquisa bibliográfica (Lüdke; André, 1986) foram as metodologias de pesquisa utilizadas. Para a compreensão acerca do letramento digital, foram utilizados os trabalhos de Magda Soares (2002, 2004) e Marcelo El Khouri Buzato (2006, 2009). Já para o diálogo sobre práticas inovadoras, foram consideradas as abordagens de Maria Isabel da Cunha (2016) e Fausto Camargo (2018). No que se refere à identificação da aprendizagem criativa, a análise se baseou nos estudos de Valeria C. Gomes Leal e Marcos Augusto F. Borges (2019), Mitchel Resnick (2020), entre outros. Concluiu-se que os docentes utilizaram, de forma inovadora, as TDICs no contexto da pandemia de covid-19, o que favoreceu a aprendizagem criativa e consolidou o letramento digital dos estudantes.</p> Marcela de Paolis, Deysiane Farias Pontes Direitos de Autor (c) 2022 Marcela de Paolis, Deysiane Farias Pontes https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/article/view/4113 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 Localização do website da marca japonesa Tatcha https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/article/view/4214 <p>Com a crescente globalização, maior é a necessidade de tornar o conteúdo online disponível e compreensível para vários <em>locales</em>. Neste projecto propomos a localização de um website nativo japonês ao público português, implementando várias técnicas de localização. Este website pertence a uma famosa marca de cosméticos japonesa que coloca uma forte ênfase na cultura e tradição japonesa incorporada em todos os seus produtos. Isto torna o projecto de localização mais desafiante devido ao facto de exigir uma atenção especial à forma como a cultura de origem será recodificada. As ferramentas utilizadas neste projecto foram um factor decisivo para o sucesso da localização, uma vez que permitiram que a tradução das cordas fluísse mais rápida e facilmente. Em termos de localização de conteúdos multimédia, foram utilizadas ferramentas externas e foi dada especial atenção a como e onde os ficheiros alvo foram carregados. No final, conseguimos obter um website perfeitamente localizado para o público português, abrindo o mercado japonês de cosméticos a uma nova oportunidade de mercado.</p> Carla Sofia Carmona Direitos de Autor (c) 2022 Carla Sofia Carmona https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/article/view/4214 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 LyricLearn: um novo recurso para a aprendizagem de línguas https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/article/view/4215 <p>O LyricLearn é uma ferramenta de aprendizagem da língua inglesa direcionada a estudantes portugueses. Este recurso parte da potencialidade da música para cativar os alunos e motivá-los a aprender a língua. O site explora duas dinâmicas de aprendizagem diferentes: a aprendizagem implícita e explícita. A aprendizagem implícita ocorre à medida que o aluno ouve canções inglesas e simultaneamente lê as legendas em inglês e português correspondentes. A aprendizagem explícita ocorre através de atividades didáticas que permitem pôr em prática os conhecimentos adquiridos ao ver os videoclipes.</p> Hugo Sousa Direitos de Autor (c) 2022 Hugo Sousa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/article/view/4215 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000