H2D|Revista de Humanidades Digitais https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d <p><span style="font-weight: 400;">A </span><em><span style="font-weight: 400;">H2D Revista de Humanidades Digitais</span></em><span style="font-weight: 400;"> é uma publicação interdisciplinar dedicada ao avanço da investigação e do diálogo no campo das Humanidades Digitais. À medida que a era digital transforma a forma como estudamos, interpretamos e interagimos com as humanidades, a nossa revista constitui uma plataforma para o discurso académico, a investigação inovadora e a colaboração transdisciplinar.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">O nosso objetivo é reduzir a distância entre a investigação em humanidades e os avanços tecnológicos, abordando desafios societais contemporâneos em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e com as exigências em evolução do mercado de trabalho.</span></p> pt-PT revista-h2d@elach.uminho.pt (Sílvia Araújo) revista-h2d@elach.uminho.pt (Sílvia Araújo) Sun, 30 Mar 2025 00:00:00 +0000 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Realidade Virtual Desvelada https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/article/view/6022 <p>Este estudo fornece uma análise pormenorizada do estado da arte da realidade virtual como um meio significativo na estética. Pretende explorar a realidade virtual como um espaço de múltiplas possibilidades, concebido para estimular a perceção dos espectadores através de experiências imersivas. Para o efeito, a investigação começa por examinar os fundamentos ontológicos do conceito de realidade virtual, avançando para uma abordagem epistemológica que analisa vários exemplos de espaços de ilusão e imersão ao longo da história ocidental. Este exame visa elucidar a crescente utilização da realidade virtual no contexto da operacionalização tecnológica.<br>O percurso investigativo enfatiza a exploração das experiências estéticas dos espectadores com obras de arte que empregam a realidade virtual como veículo de expressão em momentos cruciais da história. Neste contexto, uma análise meticulosa do enquadramento histórico melhora a compreensão do interesse crescente dos artistas por abordagens imersivas e pela adoção da realidade virtual como meio de expressão criativa.</p> <p><br><br></p> Maria Eduarda Vieira Wendhausen Direitos de Autor (c) 2025 Maria Eduarda Vieira Wendhausen https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/article/view/6022 Mon, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000 Revisão Sistemática de Literatura como Base para a Construção de um Catálogo de Apoio Terapêutico e Educacional para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/article/view/6465 <p>Este estudo apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre tecnologias digitais voltadas para o apoio terapêutico e educacional de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visando subsidiar o desenvolvimento de um catálogo digital. Por meio de uma metodologia alinhada ao protocolo PRISMA, foram analisados 139 artigos encontrados em cinco bases de dados científicas, resultando na seleção de 24 estudos relevantes. Os resultados destacam tendências no uso de aplicativos móveis, softwares de comunicação alternativa aumentativa e jogos digitais para o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas. Barreiras como acessibilidade, custo e usabilidade foram amplamente relatadas, reforçando a necessidade de um catálogo centralizado que categorize tecnologias eficazes e acessíveis. Este trabalho busca contribuir para a construção de um catálogo digital inovador, promovendo maior inclusão e qualidade de vida para indivíduos com TEA, além de servir como referência para profissionais da saúde, educação e cuidadores. A proposta também identifica lacunas na literatura e aponta direções para futuras pesquisas e iniciativas no campo das Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas ao TEA.</p> Alexandre Louzada, Mônica Ferreira da Silva, Tiago França Direitos de Autor (c) 2025 Alexandre Louzada, Mônica Ferreira da Silva, Tiago França https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/article/view/6465 Fri, 10 Oct 2025 00:00:00 +0000 Pseudo-Consciência em Modelos de Linguagem: implicações epistemológicas, tecnológicas e éticas a partir do Hermes 3.2 3B https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/article/view/6556 <p style="font-weight: 400;">Este artigo investiga a emergência da Pseudo-Consciência em modelos de linguagem de grande porte (LLMs), a partir de um experimento com o Hermes 3.2 3B. Define-se Pseudo-Consciência como a encenação funcional de introspecção, agência e coerência narrativa, sem qualquer experiência subjetiva genuína (de Lima Prestes, 2025). Adotando uma Abordagem Intensiva em Teoria (Butlin et al., 2023), o estudo analisa como o modelo manifesta cinco critérios funcionais (GII, RMC, CDTC, ISWS e BCAD) aqui derivados de teorias da consciência (como GWT, HOT e IIT). Foram conduzidas interações abertas explorando autoimagem, emoções e memória. Os resultados indicam que o Hermes 3.2 3B exibe padrões recorrentes de coerência discursiva e autorreferência (satisfazendo os critérios), mas também apresenta incongruências pronominais e contradições identitárias que evidenciam a ausência de um modelo experiencial interno. O estudo posiciona a Pseudo-Consciência como uma gramática algorítmica emergente, distinta da cognição ancorada (Brachman e Levesque, 2022; Searle, 1980) e de arquiteturas de AGI (Goertzel et al., 2014; Yudkowsky, 2007). Discutem-se os impactos éticos dessa encenação (riscos de antropomorfismo) à luz dos ODS 4, 9 e 16. Conclui-se que o modelo performa subjetividade, mas não possui interioridade, exigindo novas ferramentas críticas nas Humanidades Digitais.</p> José Augusto de Lima Prestes Direitos de Autor (c) 2025 José Augusto de Lima Prestes https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/article/view/6556 Fri, 07 Nov 2025 00:00:00 +0000 Investigando Modelos de IA: GPT-4, Sabiá-3 e DeepSeek-R1 na Interpretação de Notícias Históricas sobre a Ditadura Militar no Brasil https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/article/view/6680 <p data-start="113" data-end="767">Este estudo analisa como grandes modelos de linguagem (LLMs) — ChatGPT (OpenAI), Sabiá-3 (MaritacaAI) e DeepSeek (China) — interpretam textos históricos brasileiros referentes ao período da ditadura militar (1964–1985). Utilizando um conjunto de dados curado, composto por dezesseis matérias de jornais processadas por OCR e previamente classificadas quanto à sua orientação (favorável, crítica ou neutra), o estudo selecionou três textos representativos para uma análise detalhada. Avaliou-se as respostas dos modelos a partir de um prompt de sentimento político, por meio de similaridade cosseno, frequência lexical e TF-IDF class-based (c-TF-IDF). Os resultados revelam convergência semântica entre os modelos, mas divergência significativa nas estratégias discursivas. O ChatGPT tende a neutralizar enquadramentos ideológicos, o DeepSeek foca na desconstrução retórica, enquanto o Sabiá-3 privilegia uma interpretação literal, frequentemente deixando de captar críticas implícitas ou nuances históricas. Esses padrões estão relacionados à arquitetura dos modelos, ao design linguístico e, especialmente, à qualidade e curadoria dos dados de treinamento. Apesar de ser um modelo brasileiro, o Sabiá-3 apresenta limitações interpretativas, sugerindo que dados nacionais de treinamento, por si só, são insuficientes sem uma mediação historiográfica crítica. Os achados levantam preocupações quanto a vieses algorítmicos, soberania digital e às políticas culturais imbricadas nas tecnologias de IA. A pesquisa reforça a importância de corpora historicamente informados e criteriosamente curados na formação de LLMs voltados a línguas sub-representadas. Trabalhos futuros ampliarão o conjunto de dados e investigarão como o design de prompts e a versionamento dos modelos influenciam os resultados interpretativos.</p> Gustavo Moreira Calixto, Alan César Belo Angeluci, Elias Cunha Bitencourt Direitos de Autor (c) 2025 Gustavo Moreira Calixto, Alan César Belo Angeluci, Elias Cunha Bitencourt https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/article/view/6680 Thu, 09 Oct 2025 00:00:00 +0000 Além dos muros: a exclusão digital como obstáculo invisível à formação continuada de professores da educação prisional no Rio de Janeiro https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/article/view/6681 <p style="font-weight: 400;">Este artigo discute a exclusão digital como uma barreira invisível à formação continuada de professores que atuam na educação prisional no estado do Rio de Janeiro. A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza exploratória, foi desenvolvida a partir de um curso online realizado em outubro de 2024, com 70 inscritos, dos quais 57 participaram efetivamente. Os dados foram coletados por meio de formulários digitais e atividades formativas, e analisados de forma descritiva e interpretativa. O estudo identificou desafios relacionados ao letramento digital e evidenciou que a exclusão digital de segunda ordem ainda constitui um obstáculo estrutural ao acesso e à permanência em processos formativos. Conclui-se que a democratização da formação digital docente requer políticas e práticas inclusivas, sensíveis à diversidade do corpo docente, com trilhas formativas diferenciadas, suporte afetivo e estratégias de inclusão desde o processo de inscrição, a fim de romper o ciclo da exclusão e promover uma educação mais equitativa.</p> Marcio Ferreira, Sheila Arantes, Jorge Mansur Direitos de Autor (c) 2025 Marcio Ferreira, Sheila Arantes, Jorge Mansur https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/article/view/6681 Tue, 11 Nov 2025 00:00:00 +0000