Reflexão sobre práticas de ensino de português e espanhol durante a pandemia na Nova Zelândia
DOI:
https://doi.org/10.21814/h2d.2896Palavras-chave:
interação, pertencimento, motivação, aprendizagem online, afetividadeResumo
Este artigo é um relato de experiências e reflexões de práticas pedagógicas adotadas durante a pandemia da COVID-19 para os cursos on-line de português e espanhol da Massey University (NZ). Antes da pandemia, esses cursos promoviam eventos presenciais e viagens de imersão para fomentar a motivação, o sentimento de pertencimento e a interação entre os alunos. Entretanto, durante a pandemia, essas atividades se tornaram inviáveis. Apresentamos neste trabalho ferramentas digitais e práticas pedagógicas que nos auxiliaram a fomentar tais aspectos em ambiente exclusivamente on-line. Apesar dos desafios impostos pelo novo cenário mundial, observamos que foi um momento importante para repensar práticas consolidadas e refletir acerca dos objetivos que almejamos para o ensino dessas línguas na Universidade. Destacamos, também, a importância do componente emocional e afetivo – por vezes esquecido em cursos universitários e para adultos, mas extremamente importante para uma aprendizagem significativa.
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