O serviço de alojamento de revistas UMinho é um dos serviços oferecidos pela UMinho Editora à comunidade académica e científica e consiste numa plataforma de gestão editorial de revistas científicas e académicas, baseado na plataforma Open Journal Systems, um software open source com uma ampla aceitação na comunidade internacional. O sistema permite realizar a gestão editorial das revistas científicas, de forma ágil e eficaz, seguindo as tendências de apoio à publicação disponibilizadas pelas editoras académicas de todo o mundo.

Revistas

  • Anthropocenica. Revista de Estudos do Antropoceno e Ecocrítica

    A Anthropocenica. Revista de Estudos do Antropoceno e Ecocrítica é uma publicação académica anual que tem como principal objetivo divulgar material bibliográfico original e inédito sobre temas e problemas relevantes nos domínios dos Estudos do Antropoceno e da Ecocrítica.

  • Comunicação e Sociedade

    Comunicação e Sociedade é uma revista científica da área das ciências da comunicação, editada pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Publica dois volumes por ano (junho e dezembro), em edição bilingue, integralmente em português e em inglês.

  • Child Studies

    Apresentação sumária

    Child Studies é uma revista semestral editada pelo Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho, em Portugal.

    Child Studies é uma revista internacional com revisão por pares que publica artigos teóricos e de ciência aplicada focalizando os contextos sociais e as relações quotidianas das crianças, adotando uma perspetiva holística. Constitui-se como um fórum multidisciplinar para a partilha e a discussão de tópicos como os direitos das crianças, o seu desenvolvimento e bem-estar, ou as relações geracionais e intergeracionais, bem como aspetos sociais, políticos e culturais gerais com impacto nas realidades vividas pelas crianças.

  • Engenharia Civil UM

    A Engenharia Civil UM é uma revista trimestral que foi criada em 1995 pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho. A revista aceita artigos em Português, Espanhol e Inglês.

    A revista tem como objetivo proporcionar um fórum para a publicação de investigações originais nas áreas de Construção Civil, Estruturas, Geotecnia, Hidráulica, Materiais de Construção, Gestão da Construção, Building Information Modelling (BIM),  Planeamento e Transportes, com ênfase na investigação experimental, análise analítica e numérica, desenvolvimento de produto, funcionalidade, eficiência, ambiente, durabilidade e fiabilidade, reciclar, reusar, conservação e reforço, avaliação do estado, segurança e análise do ciclo de vida, entre outros. A revista também publica casos de estudo detalhados com inovação. Finalmente, refira-se que a Revista de Engenharia Civil funciona em regime de “open-access”.

  • Diacrítica

    A Diacrítica é uma revista científica de cariz multidisciplinar dedicada aos estudos literários, artísticos, culturais e linguísticos. São publicados três números anualmente que integram um dossiê temático (com abertura de chamada) e as secções varia, recensão e entrevista (com submissões em fluxo contínuo).  É editada pelo Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM) desde 1986 e subsidiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Desde janeiro de 2017 é publicada também em formato eletrónico.

    ISSN 0870-8967 (formato em papel) 

    ISSN 2183-9174 (formato eletrónico)

     

  • Ética, Política & Sociedade

    Ética, Política & Sociedade é uma revista académica com revisão por pares dedicada à publicação de contribuições de alto nível nos domínios da Filosofia e Teoria Política, assim como da Ética Normativa e Aplicada. Embora aberta a todos os temas e abordagens nestas áreas do conhecimento, a revista privilegia as questões ligadas às teorias da justiça, da democracia e do reconhecimento, assim como as questões éticas relacionadas com o desenvolvimento científico e tecnológico e os seus impactos sociais e ambientais. Ética, Política & Sociedade aceita originais em inglês, português e espanhol, tanto com um enfoque diretamente contemporâneo, como recorrendo à história da Filosofia Moral e Política para lançar luz sobre problemas relevantes no nosso tempo.

  • Revista 2i: Estudos de Identidade e Intermedialidade

    A Revista 2i é uma revista científica semestral publicada pelo Grupo de Investigação em Identidade(s) e Intermedialidade(s) (Grupo2i) do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (Portugal) que decorre da atividade desenvolvida pelo Grupo, ao longo de vários anos, no âmbito de dois domínios de conhecimento — os estudos sobre identidade humana, individual e sócio-cultural, e os estudos intermediais — cuja interação se tem revelado particularmente profícua. Além de divulgar o trabalho desenvolvido pelo Grupo, a revista acolhe igualmente a colaboração de especialistas, investigadores doutorados e estudantes de pós-graduação, nacionais e internacionais, nos principais domínios de estudo da publicação.

  • H2D|Revista de Humanidades Digitais

    Encarando as Humanidades Digitais como uma transdisciplina, a Revista H2D insere-se num novo paradigma de atuação em que o digital se assume como elemento catalisador de novos métodos e práticas de produção e de aplicação do conhecimento no âmbito das ciências sociais e humanas (Linguística, Literatura, Cultura, Filosofia, História, etc.).

    Neste contexto de diálogo transdisciplinar, esta revista convida a comunidade académica e não académica a submeter trabalhos científicos, relatos de experiências/projetos pedagógicos, e apresentações de recursos/ferramentas tecnológicos e outros contributos que promovam a valorização das Humanidades através de um compromisso heurístico com a tecnologia. Estes trabalhos serão publicados em dois volumes anuais, um por semestre, em regime de acesso aberto.

    e-ISSN: 2184-562X

     

  • Forum

    A Revista FORUM tornou-se o órgão oficial do Conselho Cultural da Universidade do Minho em 1987 e foi criada com o propósito de dar conta das iniciativas, projetos, realizações das Unidades Culturais e com o intuito de estabelecer um vínculo de cooperação entre elas.

  • Journal UMinho Science

     Journal UMinho Science (JUS) é uma revista científica da Universidade do Minho dirigida por estudantes dos três ciclos de estudos da Escola de Ciências (ECUM), com publicação contínua e formato digital.

    A revista JUS tem por objetivo promover e divulgar a investigação científica dos estudantes, professores e investigadores da Universidade de Minho, bem como os de fora desta. Além disso, o foco são as áreas da biologia, química, física, matemática e ciências da terra, assim como outras áreas científicas e tecnológicas.

    É de realçar que a JUS constitui um fórum para a divulgação e discussão de questões e notícias relacionadas com a ciência.

  • International Journal of Information Systems and Project Management

    The mission of the International Journal of Information Systems and Project Management - is the dissemination of new scientific knowledge on information systems management and project management, encouraging further progress in theory and practice.

    The IJISPM publishes leading scholarly and practical research articles that aim to advance the information systems management and project management fields of knowledge, featuring state-of-the-art research, theories, approaches, methodologies, techniques, and applications.

    The journal serves academics, practitioners, chief information officers, project managers, consultants, and senior executives of organizations, establishing an effective communication channel between them.

  • Perspectivas - Journal of Political Science

    Perspectivas - Journal of Political Science is an online double-blind peer reviewed journal published by the Research Center in Political Science (CICP), an R&D unit belonging to University of Minho and University of Evora, both Portuguese Institutions. The journal invites submissions from established academics as well as early career researchers whose work may bring unpublished, innovative and significant theoretical, conceptual, methodological and empirical contributions to the fields of Political Science, International Relations and Public Management and Policy.

  • Physis Terrae - Revista Ibero-Afro-Americana de Geografia Física e Ambiente

     A “Physis Terrae - Revista Ibero-Afro-Americana de Geografia Física e Ambiente” constitui-se como um veículo internacional de publicação, destinado à divulgação de trabalhos de excelência no âmbito das diferentes áreas da Geografia Física, especialmente na sua vertente mais aplicada aos estudos Ambientais. Com esta revista, cria-se um espaço privilegiado de aproximação entre pesquisadores Ibero-Afro-Americanos, com a finalidade de divulgação das pesquisas e reflexões do mais alto nível científico, realizadas especialmente dentro dos Centros de Investigação, Laboratórios de Pesquisa e Programas de Pós-Graduação de universidades ibéricas, africanas e latino-americanas.

    São aceites textos em língua Portuguesa, Espanhola, Francesa e Inglesa, sendo que todos os artigos submetidos são avaliados por especialistas da área, num processo de double-blind review, dentro das seguintes seções:

    • Conceitos e Métodos em Geografia Física e Ambiente
    • Biogeografia e Paisagem
    • Climatologia e Dinâmicas da Atmosfera
    • Geomorfologia e Dinâmicas Superficiais
    • Geoconservação e Património Natural (geopatrimónio)
    • Mudanças Ambientais e Riscos
    • Recursos Hídricos e Gestão de Bacias Hidrográficas
  • Revista Lusófona de Estudos Culturais

    Revista Lusófona de Estudos Culturais (RLEC)/Lusophone Journal of Cultural Studies (LJCS) é uma revista temática da área dos estudos culturais. Publicada desde 2013 no sistema OJS, esta revista de acesso aberto tem um rigoroso sistema de arbitragem científica e é publicada integralmente em português e em inglês duas vezes por ano (junho e dezembro). De 2013 a 2016 foi publicada pela Universidade do Minho e Aveiro, em conjugação com o Programa Doutoral em Estudos Culturais. Em 2017, passou a ser publicada, exclusivamente, pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia. O conselho editorial da RLEC integra reputados especialistas dos estudos culturais, de diversos pontos do mundo. 

  • UNIO – EU Law Journal

    UNIO – EU Law Journal é uma revista eletrónica de livre acesso com arbitragem científica/peer review (blind referee system). Surge no âmbito da Cátedra Jean Monnet intitulada “Citizenship of rights: European citizenship as the fundamental status of nationals of the Member States” e conta com o suporte científico do Centro de Estudos em Direito da União Europeia – CEDU (www.cedu.direito.uminho.pt), Universidade do Minho, Portugal.

    UNIO pretende publicar textos de elevada qualidade científica que impulsionem a produção de conhecimento no domínio do direito da União Europeia. UNIO aceita artigos inéditos, apenas em língua inglesa, que não estejam a ser avaliados noutro contexto no momento da submissão. Tratando-se de uma revista eletrónica bilingue (Inglês/Português), e caso o autor assim o deseje, o texto selecionado será publicado em ambos os idiomas, desde que o autor providencie a tradução para a língua portuguesa ou assuma os custos da mesma.

  • Vista

    A Vista (e-ISSN 2184-1284) é uma revista científica de cultura visual e artes digitais, tendo por diretor/a um membro integrado do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) e como diretor/a-adjunto/a um membro do Grupo de Trabalho de Cultura Visual da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Sopcom). Lançada em 2017, esta publicação de acesso aberto tem um rigoroso sistema de arbitragem científica (revisão duplamente cega). É semestral (janeiro-junho e julho-dezembro), mas segue a modalidade de publicação contínua, tendo edição bilingue (em português e em inglês). A revista foi criada em 2015 pelo Grupo de Trabalho de Cultura Visual da Sopcom e, no segundo semestre de 2020, passou a ser editada pelo CECS, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. O conselho editorial integra reputados especialistas da cultura visual e artes digitais de diversos pontos do mundo. A Vista é financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.