Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram fornecidos quando disponíveis.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.

Instruções para Autores

Diretrizes para Preparação dos Textos

Submissão de Textos

A submissão de um manuscrito implica: que o trabalho descrito não tenha sido publicado antes; que não está sob consideração para publicação em nenhum outro lugar; que sua publicação tenha sido aprovada por todos os coautores, se houver, bem como pelas autoridades responsáveis - tácita ou explicitamente - no instituto onde o trabalho foi realizado. O editor não será considerado legalmente responsável por eventuais reclamações de compensação.

 

Permissões

Os autores que desejarem incluir figuras, tabelas ou passagens de texto que já tenham sido publicados noutro local deverão obter permissão do proprietário dos direitos autorais para o formato impresso e on-line e incluir provas de que tal permissão foi concedida ao enviar seus artigos. Qualquer material recebido sem tal evidência será assumido como original dos autores.

 

Submissão Online

Os autores devem submeter seus manuscritos online. A submissão eletrónica reduz substancialmente o processo editorial e os tempos de revisão e reduz o tempo total de publicação.

 

Estilo Científico

Resumo

Por favor, forneça um resumo até um máximo de 1500 caracteres, incluindo espaços. O resumo não deve conter abreviações indefinidas ou referências não especificadas e deve ser escrito em duas línguas: inglês (obrigatório) e português, espanhol ou francês.

Palavras-chave

Por favor, forneça até um máximo de 6 palavras-chave, que podem ser usadas para fins de indexação.

Formatação de texto

  • Os manuscritos devem ser apresentados em Word, em papel de tamanho A4, de acordo com o modelo disponibilizado (download do template). O texto deverá apresentar espaçamento entre linhas de 1,5 espaço (exceto para o resumo e citação direta, que deve ser espaçamento simples), usando tamanho de fonte arial 18 pontos para título, 16 para subtítulo, 10 para os autores, 12 para corpo e 10 para resumo e citação direta.
  • Capítulos em negrito, justificados à margem esquerda e em numeração árabe. Sub-capítulos em itálico, justificados à margem esquerda e mantendo a numeração árabe.
  • Todos os manuscritos devem começar pelo título na língua principal, seguido do título numa segunda língua, o(s) nome(s) do(s) autor(es), afiliação (instituição a que pertence), país, endereço eletrónico (e-mail) e ORCID de cada autor.
  • Não use notas de rodapé. Notas de fim podem ser usadas para fornecer informações adicionais. Elas também não devem conter números ou tabelas. Notas de fim no texto devem ser numeradas consecutivamente. 
  • Agradecimentos de pessoas, bolsas, financiamentos, etc. devem ser colocados numa secção separada antes da lista de referências. Os nomes das organizações de financiamento devem ser escritos por extenso.
  • Cite referências no texto por nome e ano entre parênteses. Exemplo: “Os mapas de biótopos são ferramentas importantes em estudos de planejamento espacial (Maurer et al., 2000; Löfvenhaft et al., 2002)”.
  • A lista de referências deve incluir apenas trabalhos que são citados no texto e que foram publicados ou aceites para publicação. Comunicações pessoais e obras inéditas só devem ser mencionadas no texto. Não use notas finais como um substituto para uma lista de referências.
  • As entradas da lista de referências devem ser alfabetizadas pelos sobrenomes do primeiro autor de cada trabalho, seguindo-se o estilo APA (ver em http://www.sdum.uminho.pt/Default.aspx?tabid=4&pageid=313&lang=pt-PT) .
  • Todas as tabelas devem ser numeradas em algarismos romanos e devem sempre ser citadas no texto.
  • Todas as figuras (em cores ou tons de cinza) - fotografias, desenhos, etc. - devem ser numeradas como “figura”, em numeração árabe, e inseridas no texto. É altamente recomendável que você envie todos os seus trabalhos artísticos nos mais altos padrões, com a maior precisão aos detalhes. O trabalho publicado refletirá diretamente a qualidade da figura fornecida.
  • Solicitamos o envio das figuras preferencialmente em formato JPG ou TIFF, com resolução não inferior a 300 dpi.

Modelo a utilizar para redação do artigo

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.