|
|
Revista Ibero-Afro-Americana de Geografia Física e Ambiente Iberian-African-American Journal of Physical Geography and Environment |
Vol. 7, nº 1, 2025, 101-103. ISSN: 2184-626X
doi: https://doi.org/10.21814/physisterrae.6828
NOTAS / NOTES
Fogo no Sistema Terrestre: humanos e natureza
Fire in the Earth System: humans and nature
Edivaldo L Thomaz, Departamento de Geografia, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO, Brasil, thomaz@unicentro.br
https://orcid.org/0000-0003-0246-5111
A Conferência fEs2025 Fire in the Earth System: humans and nature ocorreu entre 30 de maio a 8 de junho de 2025, em Algés, Portugal. O evento foi sediado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O foco da conferência foi: Humanos e Natureza em relação ao fogo no sistema Terrestre. O programa incluiu excursões pré-conferência entre 29 a 31 de maio, explorando vários locais em Portugal, como o Parque Natural da Ria Formosa e as áreas costeiras de Albufeira. A conferência principal aconteceu de 2 a 4 de junho, apresentando uma combinação de palestras, sessões científicas, workshops e apresentações de pôsteres. A conferência teve 89 comunicações, 27 pôsteres e 6 keynote speakers.
Os tópicos abordados foram variados, tais como: erosão do solo e incêndios florestais, a modelagem climática e de incêndios florestais, desafios da interface entre áreas florestadas e urbanas (forest-urban interface) e estratégias de gerenciamento de incêndios.
A conferência também incluiu uma excursão de campo no dia 5 de junho para observar áreas afetadas por incêndios florestais em Portugal (Albergaria-a-Velha), seguida de visitas pós-conferência nos dias 6 e 7 de junho, com foco na produção de azeitona e no manejo do sistema agro-silvo-pastoril - Montado, na região do Alentejo. Essas excursões proporcionaram aos participantes experiência prática e um conhecimento mais aprofundado sobre a diversidade de paisagens e ecossistemas de Portugal. Um aspecto singular desta conferência foi sua abordagem trans e multidisciplinar, reunindo pesquisadores, profissionais e formuladores de políticas de diversas áreas para abordar as complexas questões que cercam o fogo no sistema terrestre (Figura 1). A programação da conferência apresentou um equilíbrio entre discussões teóricas e experiências práticas de campo, permitindo que os participantes tivessem uma compreensão abrangente dos desafios e soluções relacionados ao fogo.
A inclusão de workshops sobre o uso de R para análise de dados climáticos e de fogo, bem como sessões sobre conhecimento indígena e soluções para incêndios florestais lideradas pela comunidade, destaca a ênfase da conferência em ligar o conhecimento tradicional com abordagens científicas modernas no manejo do fogo.
A conferência foi estruturada nos seguintes temas chave: 1. Fogo no Sistema Terrestre; 2. Incêndios Florestais; 3. Modelagem Climática e de Incêndios; 4. Interface Florestal-Urbana e 5. Manejo e Prevenção de Incêndios. A partir dos temas supracitados as sessões científicas foram organizadas nos seguintes eixos: 1. Erosão do solo e incêndios florestais 2. Clima e incêndios florestais: modelagem, indicadores e projeções futuras; 3. Educação e treinamento em incêndios florestais; 4. Desafios e soluções na Interface Florestal-Urbana; 5. Mudanças na estrutura e composição da vegetação e implicações para a inflamabilidade futura; 6. Governança de riscos florestais e de incêndios florestais; 7. Mobilização de dados, conhecimento e sabedoria na tomada de decisões sobre incêndios e 8. Tópicos diversos, incluindo os efeitos dos incêndios florestais nos ecossistemas aquáticos, mudanças cronossequenciais após incêndios, soluções baseadas na natureza para o manejo de incêndios, impactos dos incêndios florestais na saúde humana e aprimoramento da resiliência a incêndios florestais com aprendizado de máquina e modelos do sistema terrestre.
Em resumo, a conferência fEs2025 abrangeu a maioria das dimensões do tema Fire in the Earth System: humans and nature (Figura 1). Além disso, diversas escalas referentes ao tema foram contempladas da molecular até a Planetária. A dimensão Humana que envolve, principalmente, a sociedade-cultura e a política se constituem em grande desafio devido ao seu papel complexo frente aos incêndios (Figura 1).
Figura 1: Triângulo do fogo: interação da paisagem, clima e ação humana
Fonte: organizado pelo autor.
Deste modo, a modelagem e os modelos, são promissores para o entendimento do complexo triângulo do fogo, pois conseguem estabelecer cenários ponderando diversas variáveis (Figura 1). Na conferência diversos modelos foram apresentados: a) Modelos de comportamento do fogo; b) Modelos da biosfera terrestre com ciclos acoplados de carbono, nitrogênio e fósforo; c) Modelos randômicos de regressão; d) Modelos de risco futuro de incêndios florestais (previsão); e) Modelos de otimização da localização de quebras de combustível (fuelbreak/firebreak). No entanto, os modelos precisam ser sustentados com dados de qualidade e apresentar escala adequada para aplicação em situações problemas. Portanto, o monitoramento e a experimentação em campo sobre os processos biogeofísicos em áreas incendiadas são fundamentais para o aprimoramento dos modelos. Enquanto, as políticas de enfrentamento aos incêndios devem ser aplicadas com a participação da comunidade.
Por fim, é desnecessário justificar a relevância dos incêndios em um Planeta transformado e modulado pela ação humana (i.e., Antropoceno). A importância do tema e a necessidade da contribuição da Ciência Geográfica é corroborada pelo recente lançamento do Journal of Pyrogeography, que é um periódico interdisciplinar dedicado ao estudo do fogo e sua relação com o clima, a vegetação e a atividade humana em escalas locais e globais (Figura 1) (Elsevier, 2025).
O próximo fEs2026, Incêndio no Sistema Terrestre, ocorrerá na África do Sul, sediado no Parque Kruger (The Kruger Park fire management) em Novembro de 2026.
Bibliografia
Elsevier (2025). https://www.sciencedirect.com/journal/journal-of-pyrogeography. Acessado em 27/06/2025
fEs (2025) FIRE IN THE EARTH SYSTEM: HUMANS AND NATURE. Program. Algés, Portugal, May 30th – June 8th, 2025.
Artigo recebido em / Received on: 30/06/2025
Artigo aceite para publicação em / Accepted for publication on: 30/06/2025
Physis Terrae - Revista Ibero-Afro-Americana de Geografia Física e Ambiente
https://revistas.uminho.pt/index.php/physisterrae/index