Apresentação da Doutora Maria da Conceição Falcão Ferreira

Autores

  • Manuela Martins Universidade do Minho

Resumo

A tarefa que me foi solicitada de apresentar a Doutora Conceição Falcão, conferencista desta noite, constituindo uma honra é, simultaneamente, uma tarefa árdua. É uma honra, porque é naturalmente um privilégio apresentar alguém que possui o curriculum, as qualidades, a idoneidade e a energia da Doutora Conceição Falcão. É uma tarefa árdua porque é sempre difícil falar de alguém a quem nos liga um já longo percurso académico, de mais de 20 anos e uma não menos longa amizade, feita de convivências, experiências e solidariedades, de momentos de alegria, mas, também, de inevitáveis desencantos que partilhámos, quer na vida académica, quer pessoal. Assim, a minha apresentação corre o risco de oscilar entre a objectividade possível de uma avaliação das qualidades científicas da conferencista e um referencial subjectivo das suas capacidades, naturalmente omissas em qualquer nota curricular de natureza académica, mas perceptíveis para quem com ela convive no dia a dia da Universidade, ou para quem a tem como professora, colega, ou amiga. Perdoem-me, por isso, os presentes, se a minha intervenção extravasa o campo da nota biográfica que é comum na circunstância. De facto, nos tempos de mudança conturbada em que vivemos, em que se secundarizam os valores humanistas, a ética das posturas e a coragem do afrontamento, em benefício de posições politicamente mais correctas, de protagonismos por omissão, não poderia, senão por pura traição à conferencista, ignorar a personagem que dá vida às narrativas que constituem o seu currículum científico e académico.

Downloads

Publicado

2020-09-15

Edição

Secção

Documentação e Vária