Geoparque: uma mobilização coletiva com foco no desenvolvimento sustentável
DOI:
https://doi.org/10.21814/physisterrae.5572Palavras-chave:
Comunicação, Desenvolvimento sustentável, GeoparqueResumo
Identificar-se com o território no qual se está inserido pode motivar um grupo à uma ação coletiva, que se reverta em benefícios para a comunidade. Como as identidades são permeadas por relações de poder que fomentam disputas sociais e simbólicas, essa ação pode se dar por diferentes motivos. A partir desse contexto discute-se a construção da identidade de indivíduos pertencentes ao território de um Geoparque (UNESCO) e como a comunicação pode ser usada para criar vínculos e identidades. Também são apresentadas estratégias adotadas em territórios Geoparque que promovem o desenvolvimento sustentável. Ao longo do artigo, fica evidente que a preservação do território e o estímulo às ações comunitárias, podem construir e fortalecer uma identidade coletiva que promova o desenvolvimento sustentável. Também é possível observar que toda ação precisa ser articulada e pensada fundamentalmente com e para a comunidade.
Downloads
Referências
Alexandre, M.(2001). O papel da mídia na difusão das representações sociais. Comum, 6(17), 111 a 125.
Bernáldez, F. G. (1985). Invitación a la ecologia humana: La adaptación afectiva al entorno. Madrid: Editora GAR.
Bonin, J. A. (2004) Estratégia multimetodológica de captação de dados em pesquisa de recepção: a experiência da investigação. Telenovela, identidade étnica e cotidiano familiar. Rastros, 1, 6-18.
Bourdieu, P. (1984). A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk.
Castells, M. (1998). O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra.
Da Silva, G. K. P. (2022). Proposta de retribuição por serviços da paisagem no Geoparque Quarta Colônia (RS BRASIL): uma análise a partir dos serviços culturais em trilhas. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Santa Maria.
Degrandi, S. (2018). Capital social e desenvolvimento territorial endógeno: desafios e perspectivas para a criação de um geoparque em Caçapava do Sul, RS (Brasil). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Santa Maria.
Duarte, F. R. (2012). Território em rede: Redes sociais e difusão do conhecimento do Geoparque Araripe (CE). Salvador.
Gallo, N. C. (2019). Projeto Geopark Corumbataí: Um estudo da comunicação prévia à implantação. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Campinas.
Grigolo, M. da S. (2021) Design e identidade: artesanato em lã no Geoparque Caçapava Aspirante Unesco. Universidade Federal de Santa Maria. Dissertação de mestrado.
Guimarães, G. B., Liccardo, A., Melo, M. S., Moreira, J. C., Piekarz, G. F., & Mochiutti, N. F. (2005). Geoparque dos Campos Gerais, PR: por que ele ainda não foi criado? Anais... 46 Congresso Brasileiro de Geologia.
Hall, S. (2006). A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A.
Hall, S. (2006). Cultura e Representação. Tradução William Oliveira e Daniel Miranda. Rio de Janeiro: Ed. Apicuri.
Honneth, A. (2009). Luta por reconhecimento. A gramática moral dos conflitos sociais. 2.ed.
Lima, T. C. S. de, & Mioto, R. C. T. (2007) Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Katálysis, 10(n. esp.), 37-45. https://doi.org/10.1590/S1414-49802007000300004
Lisboa Filho, F. F., & Nunes, L. da S. (2021). A educação patrimonial como estratégia de reconhecimento e valorização cultural e identitária. In Padoin, M. M., Figueró, A., & Cruz, J. (Eds.), Educação patrimonial em territórios geoparques: uma visão interdisciplinar na Quarta Colônia. Santa Maria, RS: FACOS-UFSM.
Lisboa Filho, F. F. (2022). Extensão universitária: gestão, comunicação e desenvolvimento regional. Santa Maria, RS: Facos-UFSM.
Peruzzo, C. (2014). Comunicação para o desenvolvimento, comunicação para a transformação social. In Monteiro Neto, Aristides (Org.). Sociedade, política e desenvolvimento. Brasília: Ipea.
GTSC A2030 (2023). Relatório da Luz. Disponível em 26/06/2023 em: https://gtagenda2030.org.br/agenda-pos-2015/
Rossato, M. B. (2022). O patrimônio cultural no distrito de Vale Vêneto, São João do Polêsine/RS: histórias e personagens contadas num caderno didático. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Maria.
Ruiz, L. de M. (2021). Gestão pública do turismo – atributos dos websites dos municípios da região do projeto geoparque Quarta Colônia - RS. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Maria.
Sousa, D. C. V. de, & Lima, O. L. A. (2014). A Comunicação Popular e a construção da cidadania através do Programa de Rádio Sintonia Jovem da cidade de Piripiri-PI. In Intercom Júnior – 37º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (pp. 1–13), 37, Foz do Iguaçu,. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2014/resumos/R91244-1.pdf
Toniazzo, B. (2021). Turismo, Patrimônio e artesanato: uma proposta educativa para o território Geoparque Quarta Colônia Aspirante Unesco. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Maria.
UNESCO (2023). Geociências e Geoparques Mundiais da UNESCO. On-line. Disponível em 12/02/2023 em: https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/expertise/earth-science-geoparks
Zieman, D. R. (2020). Proposta para a gestão do território do Geoparque aspirante Quarta Colônia/RS, com base na análise do seu capital social. Tese de doutorado. Pós-Graduação em geografia, Universidade Federal de Santa Maria.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Mauricio Rebellato, Flavi Ferreira Lisboa Filho
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.