Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, sobre ela não pendem conflitos de interesse e não está em processo de avaliação ou publicação noutra revista ou em qualquer outro tipo de obra.
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word ou RTF.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores.
  • É assegurada a revisão cega por pares.

Instruções para Autores

Os trabalhos propostos à Comunicação e Sociedade devem ser submetidos eletronicamente após realização de registo. 

O Procedimento Editorial pode ser consultado aqui.

Dimensão
- Os artigos completos e entrevistas devem ter entre 5.000 e 8.000 palavras, incluindo título, notas de rodapé e referências.

- As recensões devem ter entre 1.500 e 3.000 palavras, incluindo título, notas de rodapé e referências.

- Tanto o título como os entretítulos devem ter uma extensão máxima de 120 caracteres com espaços.

- O resumo deve ter entre 200 e 300 palavras e devem ser definidas até cinco palavras-chave.

- A nota biográfica deve ter até 150 palavras.

 

Formatação
Recomenda-se que os originais sejam editados com um espaçamento simples em páginas normalizadas (tipo A4), letra Times New Roman, 12 pt.

Os gráficos e as tabelas devem estar em formato editável.

Organização da Informação

Na primeira página do documento devem constar as seguintes informações em português e em inglês: título do trabalho, resumo e palavras-chave.

Para assegurar a revisão cega por pares, deve ser retirada qualquer identificação do documento do manuscrito. Neste sentido, num outro documento (que também indique o título do trabalho) deverá ser colocada a seguinte informação:

1) nome(s) do(s) autor(es);

2) nota biográfica até 150 palavras, moradas institucionais completas (incluindo rua, código postal, cidade e país), endereço eletrónico e ORCID. Estes dados ficarão disponíveis na versão publicada do trabalho, pelo que, ao fornecê-los, consente a sua divulgação;

3) informação completa sobre a afiliação de todos os autores, incluindo o nome da instituição de origem a três níveis (Ex: Programa de Pós-gradução/Departamento/Centro, Faculdade/Escola e Universidade), cidade e país;

4) agradecimentos (opcional) devem incluir apenas referências a financiamento e, eventualmente, a instituições que possam ter facilitado o acesso a dados relevantes para os trabalhos;

5) contribuição individual de cada autor de acordo com os princípios consignados na metodologia denominada Contributor Roles Taxonomy (CRedit). Esta questão não é aplicável a trabalhos com apenas um autor, nem a notas introdutórias.

As entrevistas devem ser acompanhadas de uma declaração de consentimento do entrevistado, que deve validar a transcrição.

Os textos em língua portuguesa devem ser coerentes relativamente ao novo acordo ortográfico. Além disso, não ignorando as diferenças de ortografia que se registam entre os países de língua portuguesa, mesmo atendida a nova ortografia, recomenda-se que se respeitem as particularidades de redação do português nas suas diversas variantes (Brasil, Angola, Moçambique…).

Normas de Estilo

A revista Comunicação e Sociedade segue genericamente o estilo APA (7.ª edição).

Citações no Corpo do Texto

- Todas as citações devem ser traduzidas para a língua em que o texto está redigido. Não se coloca em rodapé a versão original do trecho traduzido.

- As citações fazem-se dentro de aspas curvas duplas (“ ”), em texto normal e não em itálico. As citações com 40 ou mais palavras figuram destacadas do corpo do texto, em tabulação recuada, letra um ponto inferior e sem aspas.

- As referências bibliográficas relativas às citações incorporadas seguem o seguinte formato: (Kovarick, 2010, p. 134).

- Não se usam expressões como idem, ibidem, apud, op. cit… 

Lista de Referências

Os três principais tipos de referências utilizados em textos académicos incluem livros, capítulos de livros e artigos em revistas científicas:

Balonas, S. (2011). Publicidade sem código de barras. Húmus.

Pires, H. (2011). De passagem. Nos rastos de um percurso imaginário. In M. Martins, J. B. Miranda, M. Oliveira, & J. Godinho (Eds.), Imagem e pensamento (pp. 167-188). Grácio Editor.

Pereira, S. (2013). More technology, better childhoods? The case of the Portuguese ‘One laptop per Child’ programme. Communication Management Quarterly29, 171-198. https://doi.org/10.5937/comman1329171P

Para esclarecimentos adicionais, consultar: https://apastyle.apa.org/

 

Conduta Ética

Os autores devem assegurar que a referenciação das fontes usadas na produção do trabalho científico é rigorosa e abrangente e obter permissão dos detentores de direitos autorais para reproduzirem ilustrações, tabelas ou figuras.

Os autores devem identificar, seguindo as instruções dadas anteriormente, as entidades financiadoras do seu trabalho.

Os autores devem assegurar a correta inserção dos nomes dos autores e co-autores nas respetivas publicações, bem como a expressão do devido reconhecimento a outros colaboradores, quando tal se justifique, seguindo as instruções dadas anteriormente.

Qualquer pedido de esclarecimento adicional deve ser dirigido a comunicacaoesociedade[at]ics.uminho.pt 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Proteção de dados

Todas as informações pessoais relativas a membros ou visitantes que usem o site da revista Comunicação e Sociedade serão tratadas em concordância com Regulamento Geral de Proteção de Dados.