Environmental crisis in José Saramago`s fiction

Autores

  • Maria do Carmo Mendes Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos, Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas, Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.21814/anthropocenica.3655

Palavras-chave:

Saramago (José), Ecocrítica, Literatura Portuguesa Contemporânea

Resumo

José Saramago, vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 1998, foi um dos mais acutilantes críticos da atualidade europeia nos domínios de crises económicas, políticas, sociais e ambientais. A última, a crise ambiental e as suas implicações e consequências, foi submetida a um atento e profundo escrutínio em narrativas ficcionais e não ficcionais de Saramago, tais como Os Cadernos de Lanzarote (1994) e A Caverna (2000). Neste ensaio, analiso a perspetiva multifacetada de Saramago sobre a crise ambiental em A Caverna. Em primeiro lugar, mostrarei que um espaço crucial do romance, a ironicamente chamada “Cintura Verde”, é na realidade um lugar sujo e monótono, tornando a expressão oximórica. De seguida, comentarei brevemente as configurações deturpadas do Centro circundado pela Cintura Verde enquanto lugar onde fenómenos e processos naturais, tais como a chuva e a neve, são apenas artificialmente construídos. Examino depois o impacto significativo da mudança climática nas vidas das personagens do romance. Por fim, considero a possibilidade de que os pontos de vista do autor sobre a crise climática se expandam a outras obras ficcionais e não ficcionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bristow, T. (2015). The Anthropocene Lyric. An Affective Geography of Poetry, Person, Place. Basingstoke: Palgrave Macmillan.

Gifford, T. (1999). Pastoral. London and New York: Routledge.

Saramago, J. (1984). O ano da morte de Ricardo Reis. Lisboa: Caminho.

Saramago, J. (1994). Cadernos de Lanzarote. Lisboa: Caminho.

Saramago, J. (2000). A Caverna. Lisboa: Caminho.

Saramago, J. (2021). Raised from the Ground (M. Costa, Transl.). New York: Houghton Mifflin Harcourt Publishing Company (Original work published 1980).

Downloads

Publicado

2021-11-10

Como Citar

Mendes, M. do C. (2021). Environmental crisis in José Saramago`s fiction. Anthropocenica. Revista De Estudos Do Antropoceno E Ecocrítica, 2. https://doi.org/10.21814/anthropocenica.3655

Edição

Secção

Dossiê "Verbo verde ou para além da escrita da Natureza"