Sobre a Revista

Âmbito

A Anthropocenica. Revista de Estudos do Antropoceno e Ecocrítica é uma publicação académica anual que tem como principal objetivo divulgar material bibliográfico original e inédito sobre temas e problemas relevantes nos domínios dos Estudos do Antropoceno e da Ecocrítica.

 

Estrutura

Os números da Anthropocenica podem ser constituídos por:

  • Textos sobre temáticas/problemáticas diversas nas áreas pluridisciplinares dos Estudos do Antropoceno e da Ecocrítica, nomeadamente:
    • Artigos de investigação
    • Recensões críticas de livros
    • Traduções
    • Entrevistas
  • Dossiês temáticos: compostos por um mínimo de 4 (quatro) artigos originais e inéditos sobre um tema/problema específico, organizados por um editor convidado ou por propostas submetidas para análise da equipa editorial.
  • Números especiais: com um mínimo de 6 (seis) artigos originais e inéditos sobre um tema/problema específico, organizados por um editor convidado ou por propostas submetidas para análise da equipa editorial.

 

Política Editorial

A Anthropocenica é uma publicação académica de acesso livre, funcionando de acordo com o sistema de revisão de pares e dirigida a académicos e investigadores, nacionais e estrangeiros. Acolhe submissões de artigos que aprofundem o conhecimento pluridisciplinar de temáticas e problemáticas relevantes nos domínios dos Estudos do Antropoceno e da Ecocrítica, prioritariamente em língua portuguesa, mas também nos idiomas espanhol, inglês e francês.

A Revista aceita propostas de trabalhos académicos originais e inéditos sobre temas e problemas relacionados com as chamadas de trabalho e com os objetivos e o âmbito da revista, na forma de (1) artigos de investigação (2) recensões críticas de livros e (3) traduções. Os trabalhos podem ser propostos em português, espanhol, inglês ou francês e a revisão linguística (gramatical e ortográfica) dos textos é da inteira responsabilidade dos seus autores. Apenas serão avaliados artigos de investigação de doutorados em autoria única ou em coautoria. São também aceites para avaliação artigos de investigação de doutorandos em coautoria com um doutorado. Aceitam-se para avaliação recensões críticas e traduções em autoria ou em coautoria de doutorados e/ou doutorandos.

 

Procedimento Editorial

  1. Anualmente (em setembro) é divulgada uma chamada de trabalhos. Os autores dos compuscritos submetidos são informados da decisão editorial até 3 meses após o fecho da chamada de trabalhos. Os trabalhos submetidos à Anthropocenica são objeto de uma análise preliminar por parte dos editores da revista que terá como critérios de aceitação: adequação à chamada de trabalhos, aos objetivos e ao âmbito da revista; cumprimento integral das normas editoriais; apresentação de estrutura e conteúdo próprios de artigo científico. Os textos conformes são considerados para possível publicação, sendo enviados para avaliação por revisores dentro das normas expostas nos pontos seguintes.
  2. A decisão de publicar os trabalhos propostos à Revista é dos editores. Tanto no caso dos artigos como das recensões, a decisão depende do parecer favorável de dois revisores externos, sendo um deles falante nativo da língua usada no trabalho, em regime de duplo anonimato. A direção da Revista reserva-se o direito de promover entrevistas ou outras ações sobre temas de especial relevância para os Estudos do Antropoceno e Ecocrítica, não estando estas contribuições sujeitas à avaliação de revisores externos.
  3. Uma vez o artigo ou a recensão enviado/a para avaliação externa, os dois revisores são solicitados a fazer uma das seguintes recomendações baseadas numa avaliação da qualidade académica do artigo, da originalidade e da relevância para a chamada de trabalhos e para os objetivos e âmbito da revista:
  • (A) Publicar sem quaisquer modificações
  • (B) Publicar com pequenas modificações
  • (C) Sujeito a revisões de fundo e a nova submissão
  • (D) Não publicar.

Só é permitida uma revisão e uma ressubmissão. Os autores são notificados por correio eletrónico quanto ao resultado do processo de revisão e, no caso das recomendações B ou C, convidados a apresentar uma nova versão até 1 mês após a notificação. Uma vez aceite a versão final, é editada e, antes da sua publicação, as provas são enviadas aos autores para que aprovem a sua publicação. Não são cobradas aos autores quaisquer taxas no processamento e submissão de artigos.

 

Política de Acesso Livre

A Anthropocenica fornece acesso aberto e gratuito ao seu conteúdo.

 

Diretrizes éticas

A Anthropocenica pauta-se por elevados padrões éticos. Tem por compromisso seguir as diretrizes de boas práticas de publicação académica do Committee on Publication Ethics (COPE; https://publicationethics.org/files/COPE_Principles_of_Transparency_Poster.pdf) e exigir a todas as partes envolvidas na sua publicação – os autores, os editores, os revisores e a editora – o respeito pelas mesmas.

Os textos submetidos para publicação são verificados por meio de ferramentas eletrónicas de deteção de plágio na fase inicial de avaliação e antes de serem enviados para revisão. Os autores devem garantir que os dados e os resultados apresentados nos textos são originais e não foram copiados, inventados, distorcidos ou manipulados. Ao detetarem um possível caso de má conduta editorial – falsificação ou fabricação de dados, plágio, incluindo a republicação de material do próprio autor sem a devida atribuição de crédito, uso indevido de obras de terceiros, etc. – autores e leitores devem entrar em contacto com os editores da revista. Todas as alegações de má conduta editorial são investigadas com a participação de todas as partes envolvidas.

Ao receberem denúncias de má conduta, os editores instauram um processo investigativo de acordo com os procedimentos estabelecidos pelo COPE. Se as suspeitas se confirmarem, a Anthropocenica reserva-se o direito de tomar medidas, incluindo, mas não limitadas a:  simples correção do texto ou atribuição de crédito; retirar o artigo da revista; levar o assunto a organismos académicos; proibir o autor de publicar na revista, ou tomar medidas legais adequadas.

Os autores não podem enviar para a Anthropocenica originais que tenham sido previamente submetidos à apreciação de outro editor, nem enviarão esse original a outro editor até receberem notificação da sua rejeição ou até o retirarem voluntariamente.

 

Editora

E-mail: instituteforanthropocenestudies@protonmail.com